O Centro de Juventude do Funchal, gerido pela Direção Regional de Juventude (DRJ), sob tutela da Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude (SRITJ), recebeu, entre os anos de 2023 e 2025, 12.819 pessoas.
O número foi avançado hoje pela secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, numa visita que a governante fez ao espaço, onde se inteirou dos projetos de requalificação e remodelação realizados em várias áreas do edifício, reforçando o empenho do Governo Regional em manter a qualidade dos serviços prestados aos utentes.
Na ocasião, Paula Margarido recordou que “em 2020, o Governo Regional da Madeira realizou, através da PATRIRAM, uma empreitada de beneficiação do Centro de Juventude do Funchal, que incluiu a substituição da cobertura, a adaptação de acessos, o restauro interior e trabalhos exteriores, num investimento de cerca de 200 mil euros”, sublinhando que é objetivo do Executivo madeirense continuar a apostar em investimentos e medidas de apoio à dinâmica juvenil na Madeira.
Paula Margarido agradeceu ainda o empenho de toda a equipa afeta ao Centro de Juventude do Funchal, dirigido por Fernanda Viveiros, sob a tutela do diretor regional de Juventude, André Alves.
Por sua vez, p diretor regional de Juventude, André Alves, destacou que “o Centro, concebido para acolher jovens nacionais e estrangeiros, tem assumido, ao longo de décadas, um papel relevante no apoio à mobilidade juvenil, incluindo a dos jovens madeirenses, nomeadamente em contextos de formação não formal, atividades educativas e estadias temporárias no Funchal”.
Inaugurado a 8 de outubro de 1992, o Centro de Juventude do Funchal foi a primeira pousada de juventude da rede regional, representando um marco fundador da política de juventude na RAM, embora o edifício original date de 1899.
Atualmente, a infraestrutura dispõe de 20 quartos, com capacidade para 98 camas, e conta com salas de estar, refeitório, auditório, sala polivalente, logradouro, espaços exteriores ajardinados e estacionamento.