MADEIRA Meteorologia

CDU diz que "é urgente e necessário" habitação para todos em Santa Cruz

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Setembro 2021
12:16

A CDU esteve esta quarta-feira junto à Câmara Municipal de Santa Cruz, numa iniciativa política, para exigir mais habitação social naquele concelho.

Na ocasião, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Dírio Ramos, afirmou que a habitação é uma das alavancas da recuperação económica" do concelho. "Vemos, ouvimos e lemos, não podem ignorar, mas alguém conhece a política de urbanismo e da habitação do JPP? O que fez o JPP na área da Habitação? Que saibamos zero", atirou, questionando se "alguém vê o JPP e os seus técnicos da CMSC, ou o gabinete que está a rever o PDM, a falar com a população, freguesia a freguesia, com linguagem simples para obter o contributo do povo?"

Dírio Ramos diz que "a população não percebe a morosidade no licenciamento de pequenas obras ou vivendas, e todos à surdina, com medo dos verdinhos, dizem que o Departamento de Urbanismo é o departamento das cunhas ou do empate, são proprietários, são arquitectos e engenheiros...a se queixarem da situação e a dizer-nos casos concretos."

"A Habitação é uma das alavancas da nossa recuperação económica pelos múltiplos impactos em diversos sectores da economia (serviços de arquitectura e engenharia, madeira, mobiliário, cerâmica, vidro, cimento, produtos metálicos, electrodomésticos, seguros, telecomunicações, água, energia, saneamento, etc...) e de receitas fiscais e municipais. A Habitação é um segmento da construção que mexe com a economia, é um barómetro da felicidade para o povo e saúde económica para o País."

O candidato sublinha que "uma correta política de habitação pressupõe um acordo autarquia, governo e população", acrescentando que "a autarquia de Santa Cruz, no próximo mandato, vai ter ao seu dispor fundos reforçados para levar a cabo uma boa política de Habitação, porém a CDU não confia no JPP".

Isto porque a CDU diz verificar que e verificamos que "há pessoas vulneravelmente visíveis, com necessidade premente de habitação social de qualidade, que não sejam aquele modelo de casas sem varandas e materiais e equipamentos de miserável qualidade"; "há os vulneráveis invisíveis, os vastos grupos intermédios da classe média, a juventude em princípio da sua carreira, etc..., que precisam de habitação a preços controlados"; "quanto a habitação para arrendamento é o roubo de 28% de imposto que o Estado faz aos proprietários que alugam casas, o que dificulta o arrendamento, havendo pessoas (emigrantes, por exemplo) que querem arrendar as suas casas, mas não estão para encher os bolsos do Estado"; "depois é o roubo do IMI, o imposto mais injusto que continua a aumenta e que desde que o JPP governa o Município aumentou 6 vezes as receitas anteriores a 2013"; "vem aí a Bazuca Europeia, que contempla o sector da habitação e que a fundos perdidos são 80% e os restantes 20% em empréstimo em condições especiais".

"É necessário ter terrenos adequados para construção, é necessário a construção de habitação social e a custos controlados (que o JPP nada investiu em oito anos de governação ), é necessário agregar os esforços do Município e Governo Regional, é necessário facilitar os licenciamentos dentro do quadro de um PDM sustentável e isto só é possível com uma alternativa política ao JPP e com a presença da CDU nos diversos órgãos autárquicos no Concelho de Santa Cruz. É importante retirar o JPP da Câmara Municipal de Santa Cruz, este partido anti-partidos que durante este anos de governação autárquica nada fez pela população de Santa Cruz, é preciso dar mais força à CDU para garantir que os seus anseios e preocupações sejam de uma vez por todos resolvidos", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas