A Capitania do Porto do Funchal emitiu, na manhã do último dia do ano, dois avisos à comunidade marítima e à população em geral, alertando para o agravamento das condições meteorológicas no arquipélago da Madeira, com vento forte a muito forte e agitação marítima significativa, situação que se prolonga até às primeiras horas do dia 1 de janeiro.
No primeiro aviso, a autoridade marítima informa ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), pelas 06h00, o sinal 2 de mau tempo para o arquipélago da Madeira. Este aviso corresponde à previsão de vento de força 8, entre 63 e 74 quilómetros por hora, ou superior, a soprar do quadrante sudoeste. Neste sentido, a Capitania recomenda aos proprietários e armadores que adotem as devidas precauções para garantir a segurança das embarcações.
Pouco depois, foi divulgado um segundo aviso, dando conta de vento muito forte e de agitação marítima forte até às 06h00 locais de 1 de janeiro. De acordo com a informação do IPMA, o vento deverá soprar de sul/sudoeste, inicialmente bonançoso a moderado, intensificando-se gradualmente para fresco a muito fresco e tornando-se forte a muito forte durante a noite. A visibilidade, em geral boa a moderada, poderá tornar-se moderada a fraca a partir da tarde.
Quanto à ondulação, na costa norte são esperadas ondas de noroeste entre 1,5 e 2 metros, passando a sudoeste e aumentando para 2 a 3 metros durante a tarde e para 3 a 4 metros durante a noite. Na costa sul, a previsão aponta para ondas de oeste/sudoeste de 1 a 1,5 metros, que poderão atingir os 2 a 3 metros durante a tarde e os 3 a 4 metros no período noturno.
Perante este cenário, a Capitania do Porto do Funchal apela ao reforço da amarração das embarcações e a uma vigilância apertada das que se encontram atracadas ou fundeadas. Recomenda ainda que sejam evitados passeios junto ao mar e em zonas expostas à agitação marítima, como molhes, arribas ou praias, bem como a não prática da pesca lúdica, sobretudo junto a falésias e zonas frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
Recorde-se que o IPMA colocou a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso laranja na quinta-feira, 1 de janeiro de 2026, devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser ocasionalmente acompanhada de granizo, associada à passagem da depressão Francis. Inicialmente previsto para vigorar entre as 00h00 e as 09h00 do primeiro dia do ano, o aviso foi ajustado para ter início às 03h00, estando todo o arquipélago sob aviso amarelo a partir das 18h00 de quarta-feira.
Apesar das condições meteorológicas adversas, é de lembrar que mantém-se previsto o tradicional espetáculo pirotécnico de passagem de ano no Funchal, com a duração de oito minutos. O fogo de artifício será lançado a partir de 58 postos, distribuídos pelo anfiteatro da cidade, pela avenida marginal e por embarcações ao largo da baía, num total de 22 toneladas de material pirotécnico e cerca de 97 mil disparos.