MADEIRA Meteorologia

Cafôfo diz que Governo do PS irá juntar as áreas da Saúde e do Social

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
18 Fevereiro 2025
20:30

Com um Governo do PS na Região as áreas da Saúde e dos Assuntos Sociais passam a caminhar lado a lado, para melhorar a eficiência nestes dois setores.

Esta é a intenção de Paulo Cafôfo, avançada esta tarde na sequência de uma reunião entre o PS-M e o Conselho Médico da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Médicos. Um encontro que, de acordo com uma nota de imprensa, “serviu para ouvir as preocupações destes profissionais, mas também para apontar aquelas que são as propostas do Partido para esta que será uma das áreas prioritárias para um futuro Executivo socialista.

“Perante problemas como a falta de medicamentos, o caos nas urgências (com pessoas apinhadas nos corredores) ou altas problemáticas que acabam por “transformar o hospital num lar para a terceira idade”, o presidente do PS-M preconiza uma reestruturação do Sistema Regional de Saúde, a começar pela orgânica do Governo. “Há problemas que são sociais e que a Saúde esta a tratar”, constatou, considerando necessária uma articulação entre ambas as valências. “Com um Governo do PS, iremos juntar a Saúde com os Assuntos Sociais para uma melhor eficiência, tanto da parte social, como da saúde”, afirmou, por isso, Paulo Cafôfo.

O cabeça de lista do partido às eleições legislativas regionais de 23 de março alertou também para o facto de, neste momento, as prioridades estarem invertidas, já que a entrada no Serviço Regional de Saúde se faz pelas urgências, quando deveria fazer-se pelos cuidados primários, nos centros de saúde. “Não estamos a olhar para a promoção da saúde, nem para a prevenção. Estamos a olhar para a doença e esse é um olhar errado”, disse, assumindo o compromisso de, com um Governo do PS, robustecer a Medicina Geral e Familiar nos centros de saúde.

Por outro lado, e tendo em vista resolver as altas problemáticas e dotar o Serviço Regional de Saúde de mais valências, Paulo Cafôfo apontou o objetivo de transformar os hospitais dos Marmeleiros e João de Almada em lares para idosos e tornar o hospital Nélio Mendonça num hospital secundário, com as valências de reabilitação e medicina paliativa, para fortalecer a rede de cuidados continuados.

O presidente do PS-M preconiza ainda uma aposta na hospitalização domiciliária e a implementação de um programa de recuperação das listas de espera, com incentivos aos profissionais de saúde e recurso ao privado, quando esgotada a capacidade do Serviço Regional de Saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem sai mais prejudicado com a queda do Governo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas