MADEIRA Meteorologia

Autor Rigo 23 “chocado” com “desleixo” face à obra ‘Coroa do Ilhéu’

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
11 Janeiro 2025
10:48

Tal como noticiou o JM, a obra de arte que homenageia os pescadores de Câmara de Lobos, inaugurada em 2021, já perdeu a cor, a vela, as cordas e o mastro.

O artista Rigo 23, em entrevista ao Jornal, refere que a vontade da ‘Coroa do Ilhéu’, consoante expõe Rigo 23, “é relembrar que aquele lugar tem muito a ver com a pesca, com a arte de construir barcos – os xavelhas em particular – e com as populações marginalizadas. ‘Aqui viveu gente’ poderia ser um outro título para esta obra, aliás, ‘Coroa do Ilhéu’ é como quem ali vivia chamava o seu cantinho. As cidadãs e cidadãos de Câmara de Lobos, hoje dispersos por vários bairros sociais, com raízes naquele Ilhéu, são os verdadeiros retratados naquela obra – como tal entendo o desleixo na manutenção da obra como desrespeito para com eles e a sua memória coletiva”, critica.

“Escrevi também, a partir da Califórnia, onde resido, ao atual presidente da Câmara - que acompanhou de perto a execução da obra - manifestando o meu choque pelo abandono a que a obra parece entregue”, revela ao nosso Jornal.
  • Autor Rigo 23 “chocado” com “desleixo” face à obra ‘Coroa do Ilhéu’

Questionada sobre a evidente carência de manutenção da ‘Coroa do Ilhéu’, a Direção Regional da Cultura garante que a obra já está sinalizada e será, por si, intervencionada, mas está dependente de verbas do Orçamento Regional.

Leia mais na edição impressa de hoje.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas