A candidatura do Partido Trabalhista Português (PTP) à Câmara do Funchal defendeu hoje a importância de “preservar o espaço da Praia Formosa como o único ponto de acesso gratuito e livre ao mar e à praia da cidade”.
“A costa do Funchal encontra-se praticamente ocupada por privados, com diversas concessões e complexos balneares ao longo da orla marítima, que exigem pagamento para o acesso ao mar. A Praia Formosa, no entanto, continua a ser a única praia com acesso gratuito, e o partido defende que este direito deve ser mantido”, considera o partido.
A cabeça de lista, Raquel Coelho, citada num comunicado alusivo à campanha de hoje, afirma que o objetivo do PTP “é garantir que os interesses dos Funchalenses sejam prioritários”, e que “ao contrário do PSD e do ex- presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, o partido se compromete a salvaguardar o interesse público”.
O PTP anunciou, ainda, que uma das primeiras medidas que tomará, caso seja eleito, será “a revogação do contrato celebrado pelo PSD, com o objetivo de garantir um novo acordo que assegure três pontos fundamentais: o acesso gratuito ao mar para os Funchalenses, o respeito pelo domínio público marítimo e a proteção ambiental da região”.
“Queremos que os interesses privados e públicos possam coexistir, mas sempre com a proteção do interesse público em primeiro lugar”, concluiu o PTP.