A candidatura do JPP à Câmara Municipal de Santa Cruz reafirmou hoje, em comunicado, que “o ambiente é uma área estratégica no programa de desenvolvimento de Santa Cruz, no sentido de que se enquadra numa aposta de valorização constante da limpeza do espaço público e também numa atitude de responsabilidade face a um território que é hoje o segundo polo turístico da Madeira”.
A cabeça de lista, e atual presidente, destaca o investimento dos últimos 12 anos em meios técnicos e humanos no tocante à limpeza urbana, e afirma que esta é uma área em que o JPP pretende reforçar a ação.
Com esse objetivo, adianta, “está já em curso” um protocolo com o Estabelecimento Prisional do Funchal, para a reintegração de reclusos na vida ativa, num investimento total de cerca 255 mil euros para 3 anos.
“Esta medida, além de contribuir para a reinserção social dos reclusos, reforça a capacidade da autarquia neste domínio, garantindo uma maior eficiência em termos de resultados e de qualidade e limpeza do espaço público”, considera.
A candidata anuncia ainda que também está previsto o reforço dos contratos interadministrativos com as Juntas de Freguesia do concelho de Santa Cruz.
A este propósito, sublinha que, só em 2024, estes contratos tiveram como objeto a limpeza de 257 quilómetros, realizados continuamente, num investimento de 256 mil euros.
Élia Ascensão considera que “a limpeza urbana é uma área crucial na melhoria dos espaços públicos e na qualidade de vida que se pretende continuar a incrementar e a reforçar”.
“Aliás, em curso está também a aquisição de papeleiras, uniformizando a imagem e o mobiliário urbano, a par com o investimento em varredouras urbanas de pequena e grande dimensão, viaturas de recolha de papeleiras e de resíduos de pequena dimensão, equipamentos de monda térmica, desinfeção, sopradores elétricos e roçadeiras., acrescenta.