MADEIRA Meteorologia

Área florestal em Câmara de Lobos limpa e reflorestada até 2023

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Fevereiro 2022
17:19

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada e o secretario regional de Economia, Rui Barreto, visitaram hoje a limpeza em curso de uma área florestal integrada no Parque Empresarial de Câmara de Lobos.

Trata-se de um projeto da Madeira Parques Empresariais, em parceria com o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, cujo investimento é suportado pela Região e por fundos comunitários, através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM) e vai permitir criar uma mancha florestal mais resiliente aos incêndios.

Na ocasião, a secretária com a tutela do Ambiente realçou a importância deste investimento do Governo Regional que visa recuperar uma área afetada por incêndios no passado e atualmente ocupada por eucaliptos e acácias, com grande carga combustível representando um risco para a população limítrofes e a atividade económica que se desenrola neste espaço.

"Esta intervenção em 22ha de área florestal estará limpa e reflorestada em 2023. Trata-se de um investimento de 121 mil euros suportado pelo PRODERAM", disse Susana Prada sublinhando que além da recuperação da biodiversidade indígena e reabilitação paisagística da zona através da reflorestação com 16.170 plantas indígenas e folhosas será beneficiado 1700 metros de caminhos florestais, de forma a facilitar as intervenções de gestão silvícola e o rápido acesso dos meios de combate caso deflagre algum incêndio.

Por sua vez, Rui Barreto enalteceu esta parceira em prol da segurança da atividade económica e das populações naquele que classificou como sendo um claro exemplo de "harmonia entre a atividade económica e o ambiente", disse o secretário de Economia.

O Parque Empresarial de Câmara de Lobos tem neste momento 43 empresas e emprega 210 funcionários. Em 2021 registou um aumento da ocupação de 6% quando comparado com o ano anterior.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
5/07/2024 08:00

A amizade, essa aliança sagrada que se tece entre almas, é um dos tesouros mais preciosos da existência humana. Ela transcende o simples compartilhar de...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas