O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou esta quarta-feira que a atual estratégia da Madeira para o setor do turismo é “qualitativa e não quantitativa”, destacando o compromisso do Executivo em apostar na valorização da oferta e na sustentabilidade do destino.
“Estamos a atravessar um processo de reorganização desta indústria para que as pessoas possam usufruir em condições, sobretudo evitando a grande pressão sobre as zonas mais sensíveis do ponto dos ecossistemas”, disse.
Albuquerque reforçou que o objetivo passa por elevar o padrão dos serviços turísticos, com especial enfoque na qualidade do alojamento e da restauração para que a Região ganhe “valor acrescentado e não apenas a quantidade”.
E frisa: em termos de “quantidade, neste momento, estamos muito satisfeitos”, sublinhou, denotando que, mesmo com as novas unidades hoteleiras que vão surgir, a Madeira não vai atingir o limite do pote.
O presidente do Governo Regional, que falava aos jornalistas minutos antes do início da cerimónia de entrega das medalhas de Mérito turístico, no Convento de Santa Clara, destacou ainda as 28 entidades e personalidades hoje agraciadas.
“Aqui reconhecemos o contributo direto e indireto de um conjunto de personalidades e instituições que fazem a valorização da nossa atratividade e da nossa sustentabilidade turística”, realçou.