MADEIRA Meteorologia

Apoio psicológico nos cuidados paliativos estende-se aos lares da Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Junho 2023
17:11

Os secretários regionais de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiram à cerimónia de assinatura de um acordo de colaboração entre o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) e o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), em parceria com a Fundação La Caixa, no âmbito do programa de 'Apoio Psicossocial e Espiritual nos Lares em Contexto de Cuidados Paliativos'.

Conforme explicado por ocasião da cerimónia, este projeto começou em 2018, numa articulação da ‘La Caixa’ com o Governo Regional, a integrar uma equipa de apoio psicossocial composta por um psicólogo e uma assistente social destinados ao apoio nos cuidados paliativos.

Em 2022, o número de recursos humanos aumentou e foi possível fazer chegar mais apoio neste contexto, quer a nível domiciliar, quer a nível hospitalar. Agora, em 2023, este protocolo estendeu-se à área social, a abranger 4 lares da Região, geridos pela Segurança Social, nomeadamente o Estabelecimento Bela Vista, Vale Formoso, Santa Teresinha e Santa Isabel.

"Este protocolo vem consolidar todo um trabalho que tem vindo a ser feito desde 2018 na Região Autónoma da Madeira", frisou Pedro Ramos.

A concertação de esforços, com vista a permitir a disponibilização de apoio psicológico nos cuidados paliativos, conta, atualmente, com 6 pessoas afetas ao projeto, sendo que na área da saúde há agora 4 elementos, dois psicólogos e dois assistentes sociais, e na área social outros dois profissionais.

"Já abrangemos 81 novos utentes, 51 familiares e 14 famílias no luto, e é disto que se trata", referiu Rita Andrade, presente na ocasião.

Nesta cerimónia, também estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, a presidente do Conselho Diretivo do ISSM, Micaela Freitas, a coordenadora da Rede Regional de Cuidados Paliativos, Licínia Araújo e o diretor Técnico da Equipa de Apoio Psicossocial, Milton Alves e Lydia Yusta, em representação da Fundação ‘La Caixa’.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas