Decorreu esta sexta-feira, no Museu de Imprensa Madeira, o I Seminário: A importância da saúde e do bem-estar no trabalho.
A iniciativa, da responsabilidade da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação, teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e de debate acerca da promoção da saúde mental e do bem-estar dos trabalhadores nas organizações, assim como de divulgação de projetos de promoção da saúde e do bem-estar que estão a ser desenvolvidos na Região Autónoma da Madeira (RAM), em diferentes organizações públicas e privadas.
"Há um conjunto de variáveis que se apresentam como fundamentais para o bem-estar no desempenho profissional. Desde logo, o conceito da mudança constante e acelerada. Vivemos tempos em que a capacidade de adaptação é uma realidade muito presente e isso causa alguns constrangimentos, algumas ansiedades e, obviamente, handicaps para os respetivos desempenhos", advogou o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, no âmbito do I seminário.
Na ocasião, o governante realçou a importância da saúde mental, que se reflete no bem-estar dos trabalhadores e respetivos desempenhos e, nesse âmbito, relevou que é isso que têm procurado estabelecer na Educação, através da estabilidade do corpo docente e com "políticas conducentes a que os atores do sistema educativo não tenham de estar todos os anos a mudar de escola ou a adaptar-se a novas realidades", observou. "É um dos aspetos que entendemos como relevantes para a saúde e para o bem-estar dos profissionais", reiterou.
O secretário regional de Educação falou ademais sobre a capacidade de preparar as inovações, evidenciando o reconhecimento por parte da comunidade como fator determinante para a saúde e para o bem-estar dos profissionais da Educação.
Romina Barreto