Um grupo de seis jovens da Escola Secundária de Francisco Franco participou esta manhã, no "European Youth Year: young people participate and shape EU policies", um evento online organizado no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa e do Ano Europeu da Juventude.
Tratou-se de uma organização do Europe Direct Salónica, Macedónia Oriental e Trácia, Epiro, Tessália, Ilhas Jónicas e Egeu do Norte, membros da Rede Europe Direct Grécia, em parceria com a Representação da Comissão Europeia na Grécia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Atenas.
O debate envolveu jovens de quatro estados-membros (Grécia, Chipre, França e Portugal), de doze regiões da União Europeia com o objetivo de reunir o maior número de opiniões e propostas sobre a formulação de políticas na UE.
Os jovens debateram ideias e apresentaram as suas propostas em sessão plenária, sendo as mesmas agora introduzidas na plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa.
Salientar que a Madeira foi a única região do país a participar no evento.
Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira considerou que "o evento representou um importante contributo para o envolvimento dos jovens na vida democrática da União Europeia, uma oportunidade perfeita para se fazer ouvir e moldar o futuro do projeto europeu. Estes jovens debateram questões que os afetam a nível local, mas apresentaram propostas que poderão influenciar políticas ao nível europeu."