No dia do 47.º aniversário da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, realizou-se também a bênção dos finalistas do 12º ano. Uma cerimónia muito aguardada por toda a comunidade escolar, desde alunos e professores a pais e respetivas famílias.
O dia começou pelas 13 horas com a concentração dos alunos finalistas na escola para as tradicionais fotografias, seguido do desfile até ao Centro Cultural John dos Passos, onde, pelas 15 horas, se iniciou a sessão comemorativa do aniversário, com a presença do presidente do Governo Regional, de Miguel Albuquerque, e do secretário da Educação, Jorge Carvalho, para atribuição dos prémios de mérito aos alunos que se destacaram no ano letivo transato.
Finalizada a sessão solene, a comunidade educativa deslocou-se para a missa da bênção dos finalistas do 12º ano, na igreja matriz da vila.
Uma data escolhida para coincidir com o aniversário da escola, de acordo com Ricardina Andrade, presidente do Conselho Executivo da escola.
“Desde que tomámos posse em 2018, decidimos juntar a cerimónia da bênção das capas dos alunos finalistas ao dia de aniversário da escola”, disse. A ideia foi envolver e agregar toda a comunidade educativa nesta cerimónia tão especial e marcante para os finalistas. “Tornamos o dia da escola muito intenso, mas gratificante”, frisou.
Margarida Macedo, de 17 anos, em representação dos 66 finalistas deste ano, referiu que este momento “vem representar os mais de doze anos de caminhada vivenciados dentro das nossas comunidades escolares, os quais, dentro de alguns meses, serão encerrados”. A presidente da Comissão de Finalistas reconheceu ainda o papel dos professores e da família neste trajeto. “Através de uma formação pessoal privilegiada, fomos capazes de amadurecer, tornando-nos em mulheres e homens capazes de enfrentar aquilo que a vida nos reserva”, referiu.
Outra das presenças na cerimónia foi a do deputado eleito à Assembleia da República, Dinis Ramos, natural da Ponta do Sol, e padrinho dos finalistas, que referiu estar muito agradecido pelo convite e destacou a proatividade dos alunos da escola.
“É um motivo de orgulho muito grande, não só por voltar à escola que me formou e me viu crescer, mas por ver que estamos perante uma geração de jovens, com novas ideias, e com uma predisposição muito positiva e saudável para a envolvência cívica”, disse.
A cerimónia contou com a participação de 66 alunos finalistas de 12º ano, vindos de quatro turmas e três cursos diferentes, nomeadamente Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Desporto.