O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, sábado, pelas 18h00, na placa central da Avenida Arriaga, o Mercadinho de Natal, que abriu a 8 de dezembro e se prolonga até nove de janeiro de 2022
O Mercadinho de Natal comporta 20 barraquinhas, devidamente ornamentadas. Neste ano, voltam a serem permitidas comidas e bebidas para consumo no local.
O Gabinete de Miguel Albuquerque recorda, em comunicado, que terão de ser cumpridas regras para a entrada no espaço, que está vedado.
"Foi determinada pela Autoridade Regional de Saúde a obrigação de apresentação do Certificado de Vacinas da Covid-19 e de um teste de antigénio feito até ao limite de uma semana", sublinha a fonte.
O evento abre todos os dias às 10h00, sendo o encerramento, de domingo a 5.ª feira, às 22h00. Às 6.ª feiras e aos sábados, assim como nos dias 23, 30 e 31 de dezembro, encerra às 2h00 da madrugada do dia seguinte.
A partir das 18h00, funciona apenas uma entrada, no lado oeste da Placa Central, sendo a lotação controlada.
O presidente do Governo visitará ainda a Aldeia Etnográfica, no Largo da Restauração. Uma iniciativa que procura representar, ao vivo, várias tradições, artesanato, gastronomia, folclore e dois presépios tradicionais, promovendo a cultura material e imaterial madeirense.
No local, está ainda patente o pavilhão do Bordado Madeira e Artesanato Regional.
No âmbito do Mercadinho de Natal vão decorrer concertos variados na Placa Central (47 espetáculos) e ainda atuações de grupos folclóricos e bandas filarmónicas
As festas de Natal e Fim de Ano em 2021 envolvem uma dotação orçamental de 635 mil euros para a animação, logística e projetos associados (como o Mercado de Natal) e de 1,085 milhões de euros para fogo de artifício.
Há também um montante de 2,9 milhões de euros para a Iluminação, que tem por base um concurso que abrange dois anos (2020 e 2021).
Iolanda Chaves