MADEIRA Meteorologia

Albuquerque quer a Madeira com o melhor ensino da Europa

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Março 2023
14:38

Miguel Albuquerque disse na manhã desta quinta-feira que o novo laboratório do Instituto de Qualificação, vocacionado para dar resposta às necessidades das chamadas ‘fábricas inteligentes’, vem contribuir sobremaneira para aquela a que chama de "necessidade imperiosa de dotar a Região do melhor ensino do País, do melhor ensino da Europa".

O presidente do Governo Regional falava aquando da visita ao ‘Laboratório Indústria 4.0’, um investimento que ascende a um milhão de euros, co-financiado em 85% pelo Programa Madeira 14-20, FEDER, onde esteve acompanhado de Jorge Carvalho. Um serviço instalado no Centro de Formação Profissional.

O governante diz que a Madeira tem de e vai apostar na melhor qualificação possível para os seus jovens, até para corresponder àquilo que chamou de vantagem competitiva proporcionada pelo ensino tecnológico.

Uma área que, enalteceu, garante aos que a frequentam uma "educação de excelência, uma educação de vanguarda".

"Isto pode parecer ambicioso, mas acho que neste momento estamos a dar os passos certos no sentido de garantir às novas gerações da Madeira uma vantagem competitiva e dotar estas regiões do melhor que lhes podemos dar: uma educação de excelência e uma educação de vanguarda", salientou, perante uma plateia composta maioritariamente por jovens alunos da escola profissional Francisco Fernandes e do Centro de Formação Profissional.

Vantagem competitiva que é proporcionada pela transição digital e pela digitalização da economia, conforme acentuou.

A propósito, Miguel Albuquerque recordou que as empresas tecnológicas na Região representam um volume de negócios superior a 340 milhões de euros (2021), um valor que "não é nenhuma brincadeira".

Refira-se ainda que este novo laboratório, hoje inaugurado, vem dar resposta à tendência crescente de as empresas se estarem a ajustar à Indústria 4.0, que passa pela digitalização e pelo funcionamento em rede (as chamadas ‘fábricas inteligentes’)

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas