Encontro sobre Património Cultural Imaterial com inscrições esgotadas

Daniel Faria

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (DRC), realiza, amanhã, a partir das 10 horas, no Museu Quinta das Cruzes, o encontro 'Património Cultural Imaterial: Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira'.

A secretaria afirma que as inscrições para o encontro esgotaram rapidamente.

O encontro parte do conceito de que o Património Cultural Imaterial (PCI) remete para bens culturais intangíveis, tendo associado elementos materiais e naturais, que são fatores identitários de uma comunidade. Recorde-se que, desde 2003, a UNESCO considera o Património Cultural Imaterial fundamental para a diversidade cultural e um garante do desenvolvimento sustentável. Foram, então, reconhecidos todos os processos de globalização e de transformação social, assim, como, todos os fenómenos de degradação e de desaparecimento do património cultural imaterial, causando perda das identidades e memórias culturais coletivas dos povos e respetivas comunidades, sendo necessário e urgente desenvolver processos e métodos para identificar, registar, inventariar e salvaguardar o Património Cultural Imaterial.

O encontro de amanhã conta com duas conferências a cargo de elementos da DRC. A primeira, pelas 10h15, sob tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”, será proferida por Élia de Sousa. A intervenção centrar-se-á na explanação e clarificação do conceito de Património Cultural Imaterial, segundo a convenção da Unesco, e referência à legislação nacional e regional.

A segunda conferência, sob o tema 'Ter começado é meio caminho andado', inicia-se pelas 11 horas e será proferida por Rita Rodrigues. Abordará o papel determinante da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da atual Direção Regional da Cultura e da antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, no que concerne aos projetos desenvolvidos na defesa, preservação e divulgação do Património Cultural Imaterial da Região Autónoma da Madeira.

Pelas 11h30, será apresentado, por Élia de Sousa, um conjunto de metodologias de trabalho para a realização do Plano de Mapeamento e Identificação de Património Cultural Imaterial do Arquipélago da Madeira, Haverá ainda tempo para um momento de debate, ao qual se seguirá o encerramento com uma atuação musical pela Associação Cultural e Musical Xarabanda.