MADEIRA Meteorologia

Artistas de seis países criam ‘Mural de Erasmus’ no Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Dezembro 2021
19:30

Trinta e cinco jovens artistas de seis países estão a pintar o ‘Mural de Erasmus’, na Pousada da Juventude no Funchal, numa iniciativa dedicada ao multiculturalismo e ao diálogo intercultural na Europa.

Inserido no projeto ‘Erasmus Plus’, a ‘Walls of Culture’ e ARTE.M - Associação Cultural e Artística da Madeira, em colaboração com a Direção Regional de Juventude da Madeira, juntaram-se para dar vida a esta parede onde a linguagem intercultural e a arte se encontram.

Svetlana Azernikova, presidente do ARTE.M, explica ao JM que a equipa de artistas, liderada pela Associação ‘Majara’, de Espanha, começou na semana passada a pintar o mural que representa vários símbolos tradicionais dos países participantes. Entretanto, esta semana a parede deverá estar concluída.

Estes jovens, que aterraram na Madeira no início do presente mês, oriundos de países como a Macedónia do Norte, Itália, Letónia, Espanha, Portugal continental e Bulgária, trabalharam durante sete dias, não só nas artes visuais de rua, mas também com fotografia e videografia.

"A arte é uma ferramenta forte para a autoexpressão, por isso gostaríamos de usar a fotografia, o vídeo e o graffiti como ferramentas para promover o diálogo intercultural, a identidade cultural e a diversidade e a inclusão de diferentes culturas na Europa", destaca a presidente da associação.

No fundo, o desígnio do projeto é fomentar o entendimento mútuo entre as pessoas de diferentes países, promovendo a cultura e os costumes, através da introdução da música tradicional, canções, danças, comida, fazendo com que os participantes expressem livremente sua identidade cultural usando a arte como ferramenta.

"Queremos reunir jovens de diversos países e promover o que há em comum, para que possam encontrar semelhanças entre si e se sentir um só", reforça ainda a responsável.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas