MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

29/05/2023 07:45

Nesse mesmo dia, mas em 1950, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman, anunciou a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, com o fim último de "tornar qualquer guerra não apenas impensável como também materialmente impossível".

Visto por esta perspetiva, podemos afirmar que a UE é um projeto de sucesso porque, de facto, ao longo das últimas sete décadas temos tido uma paz duradoura entre os Estados-Membros - e só por isso este projeto vale mesmo muito a pena.

Contudo, realisticamente, este é um projeto longe de ser perfeito, que necessita de ser preservado, é verdade, desde logo em prol dos seus objetivos iniciais, mas também melhorado e continuamente adaptado, para que possa responder em tempo útil e de forma eficaz às reais necessidades dos cidadãos - que são evolutivas e muito díspares, como se viu durante a pandemia e mais recentemente com a crise energética -, e permitir lidar com as crescentes divergências entre os Estados-Membros, que se têm acentuado face aos cenários de crise e a um mapa político da Europa cada vez mais heterogéneo, e que têm dificultado sobremaneira os processos de decisão.

Perante tamanha complexidade, e com questões em cima da mesa tais como a invasão russa da Ucrânia, a crise energética e a emergência climática, é fácil perceber que a defesa das especificidades das RUP não é tarefa fácil… Não obstante, nada nos deve demover de cumprir esta missão de defesa dos nossos legítimos interesses, sendo esta a atitude que deve nortear a negociação de cada dossiê com interesse relevante para a Região. Tem sido este o nosso lema na REPER.

Eleições Europeias 2024 - novo recorde de abstenção?

Após várias semanas de discussões, finalmente foi acordado que as eleições para o Parlamento Europeu do próximo ano terão lugar entre os dias 6 e 9 de junho, data particularmente desafiante para Portugal, dada a proximidade ao feriado do 10 de junho, sendo a primeira vez que tal sucede desde a adesão de Portugal à então CEE, em 1986.

Depois de a abstenção ter atingido o valor recorde nas eleições europeias de 2019, quase a tocar os expressivos 70%, a colagem deste ato eleitoral a um feriado exigirá dos partidos políticos e dos candidatos um esforço redobrado para evitar aquele que parece ser o inevitável aumento da abstenção.

Dia de Portas Abertas - Bruxelas

Todos os anos, exatamente por ocasião da celebração do Dia da Europa, as instituições europeias abrem as suas portas ao público em geral, permitindo que todos os interessados possam visitar por dentro os centros de decisão da UE.

No edifício do Conselho existem representações de todos os Estados-Membros, por onde passam milhares de pessoas, tendo a Região marcado presença desde 2018 no espaço alocado a Portugal, apenas com uma interrupção em 2020 e 2021, anos em que o evento não se realizou devido à pandemia.

Esta tem sido mais uma montra onde a Região tem divulgado tudo o que de bom tem para oferecer a todos quantos nos visitam, apenas possível graças ao apoio do Dr. Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura, e ao trabalho da equipa da Associação de Promoção da Madeira, este ano constituída pela Sandra Gouveia e pela Catarina Pereira, que fizeram um trabalho magnífico de divulgação da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas