MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Subdiretor JM

26/11/2022 08:05

E não, não pensem que se trata de reconhecimento, porque a ‘pancadinha nas costas’ não enche o frigorifico nem paga as contas lá de casa. Falamos de justiça social.

O exemplo, aliás, devia vir de cima. De quem escolhemos - pelo menos a maioria - para governar o País. Ou melhor, o exemplo até vem… só que no pior sentido possível. E alguns seguem-no na perfeição.

De facto, nem é preciso ser contabilista para nos apercebermos de que Portugal só pode ser vendido como destino para turistas. Quem por cá vive ou é devidamente recompensado para fazer face ao altíssimo custo de vida ou terá de fazer como tantos outros e procurar a sorte noutros países.

Senão vejamos. O Estado português está no topo dos rankings mais indesejados dos 38 países que compõem a OCDE. É o 3.º pior no índice de competitividade tributária internacional, entra também no top 5 dos países que mais impostos cobram sobre o rendimento dos trabalhadores e, face ao IVA de 23% (menos 1% na Madeira) sobre a maioria dos produtos, é igualmente dos que mais depende dos impostos ao consumo, que representam cerca de 40% do total das receitas fiscais.

Quem vive na Madeira, porém, debate-se com dificuldades acrescidas, porque a linha que separa a ilha do território continental é, efetivamente, bem acentuada.

A rifa da insularidade (dupla no Porto Santo) é desconsiderada. A continuidade territorial termina quando chegamos ao oceano Atlântico e a nossa portugalidade, que nos devia facilitar a integração no todo nacional, sai-nos mais cara do que para quem nos visita.

De nada vale ouvir ministros ou secretários de Estado penitenciarem-se sobre as injustiças do subsídio de mobilidade. Porque em 2023, a ordem é mesmo para continuar como está: quem tem dinheiro para pagar viagens de 900 quilómetros que custam os olhos da cara… viaja. Quem não tem, passeia a sua portugalidade à beira-mar e acaba sentado numa qualquer esplanada. Também tem o seu lugar, diga-se.

De nada vale pedir atenção para os nossos estudantes deslocados, reclamar melhores salários imputando essa responsabilidade apenas às empresas. De nada vale pedir mais polícias nas ruas… Porque o autismo prevalece, invariavelmente, na forma como o Estado se relaciona com as ilhas. Se for bom para o partido, dá-se um jeito, se não, tira-se partido por outra coisa qualquer.

Dá jeito, pois, que Cristiano Ronaldo vá abrindo noticiários por bons ou maus motivos. Pelo menos distrai a malta. Se Ronaldo marca, é notícia. Se não marca, é notícia também, claro. E agora, novidade das novidades nesta reta final de carreira é também notícia pelo que diz e o que não diz.

E assim vai o País, à boleia de um madeirense, símbolo de uma Região que tem de mendigar na República. Vá lá que pelo menos agora até está desempregado e fica o retrato mais adequado. Até tem mais tempo para começar a fazer uns ‘carunchos’ pela seleção nacional. Que faça um bom trabalho, como fez no primeiro jogo, mas não espere reconhecimento consensual. Os que dizem mal antes, ficam calados depois.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas