MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

AQUINTRODIA

24/04/2022 08:00

Decorrem feiras do livro em dois municípios. Seria interessante que a iniciativa se alargasse.

Visitei a de Santa Cruz, que tem sido, um ponto de encontro das escolas. Os próprios stands são, na maioria, dedicados a um público infantojuvenil.

Há excelentes convidados, há temas, há desafios...

Há música, há teatro, há oficinas, há feira!…

Há, porém, uma informação incorreta, que merece clarificação: Esta Feira do Livro de Santa Cruz não é a Primeira!

Não mudará muito? Muda, porque há uma história já escrita, que estará a ser continuada, eventualmente melhorada, inovada.

Mas que a história feita jamais seja rasurada!

No ano de 2001, nos Jardins da Casa da Cultura, foi organizada a primeira feira do livro do Município, com lançamento de livros, palestras, encontro com autores, jogos didático/pedagógicos. Realizou-se nas Festas do Concelho.

No ano de 2010, integrando o evento: «Santa Cruz, Município da Cultura», que teve abertura oficial a 22 de abril, com um excelente concerto, no Hotel Vila Galé, da Orquestra Clássica da Madeira, foi organizada, de 23 de abril a 2 de maio, a II Feira do Livro de Santa Cruz, sediada nos jardins municipais, frente à Misericórdia, com ações a decorrer por todo o Concelho, divulgada por cartazes e circulares às instituições do concelho.

Iniciou-se com debate sobre Os Direitos de Autor, moderado pelo jornalista Celso Gomes, e participação do Diretor da Sociedade Portuguesa de Autores na Madeira, Luís Filipe Aguiar, do Diretor do Diário de Notícias, Ricardo Miguel Oliveira, do Escritor Octaviano Correia e do Advogado, Rogério Sousa.

Seguindo as publicações da imprensa, lia-se na edição do DN de 28 de abril de 2010, que «o escritor Octaviano Correia fez a apresentação da obra «EFGH…alguma bicharada até o Z», frente à Câmara Municipal. Antes, uma «hora do conto» para os mais pequenos da EB1/PE da Camacha.

O escritor e jornalista madeirense, Viale Moutinho, apresentou a obra «Será que sou neto da bruxa?» a 29 de abril de 2010, no espaço dedicado à Feira do Livro, que decorria no âmbito do Município da Cultura 2010. A «hora do Conto» foi na EB1/PE da Nogueira e da Terça de Cima.

Maria Emília apresentou o livro «A beleza era anfitriã». No dia seguinte, o autor e Secretário da Educação e Cultura, Francisco Fernandes, abordou a obra «O enigma do Código U*sn».

O JM cultura de 30 de abril de 2010, referia que o MSC promoveu um recital de poesia de Fernando Pessoa, por Carmen Filomena, evento integrado na Feira do Livro de Santa Cruz.

O MSC está hoje a organizar a III Feira do Livro. Sim, a terceira. Que muitas mais aconteçam.

E O PATRIMÓNIO?

Para que fique a constar, a 14 de setembro de 2013, no Auditório da Casa do Povo da Camacha, pelas 11,30, foi apresentado o excelente «site» sobre o património do Concelho de Santa Cruz, elaborado por uma equipa alargada de técnicos do Município, motivada, competente.

Hoje, o site está apagado da página do MSC…. Entretanto, estão a ser publicados roteiros sobre o património…

Na sequência do pedido da Professora e artista, escrito em duas linhas que me entregou em mão, por já não ter voz, às 12,30 de 14 de setembro de 2013, no Largo da Achada, foi apresentada a «Eira da Elsa».

Nessa tarde, fui dizer-lhe ao Hospital que a eira estava pronta e tinha o seu nome. Li-lhe nos lábios o sorriso da gratidão e alegria.

Partiu no dia seguinte…

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas