MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Advogada

25/12/2024 08:00

Nestes dias de preparação para o Natal dou por mim a fazer memória dos dias em que as filhas escreviam a carta ao grande amigo de Jesus Cristo, o Pai Natal, e em que lhes pediam aquele presente que tanto gostariam de receber.

Sempre expliquei à Alice e à Laura que a 25 de dezembro numa terra muito distante, numa cidade chamada Belém, nasceu um menino muito especial, Jesus Cristo, que mais não é do que o rosto humano do Amor e que veio a este mundo para fazer o bem. É filho da Virgem Maria e de São José, seu pai adotivo, e que nasceu num local muito simples, num estábulo, pois todas hospedarias estavam cheias e aquele foi o único sítio disponível para receber aquele casal em que a mãe ia dar à luz um menino, o Menino Jesus.

Na noite de Natal sempre tivemos na nossa mesa o bolo de aniversário do Menino Jesus e sempre lhe cantámos os parabéns para, assim, fazer memória do seu nascimento.

O Pai Natal, esse grande amigo de Jesus Cristo, passou sempre lá por casa, antes da Missa do Galo, para deixar um presentinho. Expliquei-lhes que o Pai Natal ficou tão feliz com o nascimento do seu Amigo Jesus que desde então distribui presentes por todos os meninos e meninas como forma de festejar Aquele “que é semente do futuro da Humanidade”, que veio ao mundo para trazer uma nova forma de estar com todos, onde não reina a vaidade, nem a arrogância, nem a injustiça, mas, antes, a fé, a esperança e o amor e em que o mais importante é o Amor. Este nobre sentimento que coloca no centro da sua atuação a pessoa, principalmente, a mais fragilizada e com o olhar fito no bem comum.

A Alice e a Laura teimavam em colocar umas bolachinhas na janela da cozinha para as renas do Pai Natal e quantas vezes estes animais de porte considerável por ali passaram, por aquela simples janela, para saborear os doces da amizade, do carinho e da ternura.

A verdade é que as filhas, ao saberem que o essencial é invisível aos nossos olhos, acreditavam que as renas por ali tinham passado, pois as bolachas que haviam colocado na janela tinham desaparecido. Então, restava-lhes olhar para o céu e ver lá ao longe, já muito perto das estrelinhas, as renas com o Pai Natal que iam a grande velocidade em busca de outras casas, de outras famílias, para ali deixar outros presentinhos. Diziam-lhes adeus, desejando-lhes uma boa-viagem e pedindo-lhes que não se esquecessem de voltar no próximo ano.

No Natal, “A Festa”, o que fica na nossa memória e no nosso coração não são os presentes, mas, antes, estes gestos tão simples e puros que nos levam a ver para além do que é visível, que nos auxiliam a “cozinhar sonhos” e a continuar a ter esperança neste Mundo que teima em andar de candeias às avessas e que conheceu um Menino (Jesus) que nos fez conhecer a misericórdia.

Fixemos o nosso olhar no presépio que nos recorda uma história de fragilidade e em que percebemos que a nudez, a precariedade não é o fim, mas que nascimento tem por significado maior essa extraordinária capacidade de nos fazer florescer para tocar a vida do outro e transformá-la no seu melhor.

É ... “O Presépio somos nós / É dentro de nós que Jesus nasce / dentro destes gestos que em igual medida / a esperança e a sombra revestem / Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo / Dentro do riso e da hesitação / Dentro do dom e da demora / Dentro do remoinho e da prece / Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentámos”.

Cada um de nós é uma personagem única e irrepetível do presépio da vida que não se retém na fragilidade e que em cada Natal renasce para que “nada continue na mesma e que tudo comece”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas