MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Médico-Dentista

13/08/2023 08:00

Após o ataque informático, alguns médicos prontamente formalizaram o pedido de isenção de culpas. No fundo querem carta branca. Querem que, caso algo corra mal, não lhes seja possível imputarem o erro. Pessoalmente acho muito bem… Sem sistema, ou com este em baixo, um cirurgião que entre no bloco com o doente já sedado como é que vai adivinhar o que tem para fazer?! Deve confiar cegamente no seu olho clínico? E se depois sutura o menisco de um tipo que estava ali para tirar o apêndice (fosse ele qual fosse)?! Ou corrige duas hérnias discais de um fulano que ia à faca por causa das malditas hemorroidas?! Intervém no pénis de um desgraçado que ia ser operado às cataratas?! Vocês fazem lá ideia do que é ter que fazer diagnósticos com os pacientes a "dormir" e o computador "apagado"… Não fazem vocês, nem faço eu! Deus me livre. Eu, nem adivinhar o porquê da variação de humor da minha mulher se consigo. A sério que não. Há dias que ela vai deitar-se mais ou menos… só que quando acorda, ui ui! Mais valia nem ter dormido. Juro. E como é que eu sei? Apenas por um "sinal clínico". Qual? Pôr-se a secar a cabeleira com o secador no máximo e a porta da casa de banho aberta… Por vezes eu ainda procedo ao exame clínico. Pergunto se está tudo bem e se posso fechar a porta! Sempre que a resposta é: "nem penses. Se fechas a porta eu abafo aqui", percebo que o prognóstico é reservado. E embora me ocorra, e Nosso Senhor me perdoe, que essa seria mesmo a melhor solução, opto pelo tratamento de espera. Deixo andar e fico a ver a evolução. Não vale a pena stressar… eu até posso fazer o pequeno almoço. Escolher-lhe a roupa. Deitar-me no chão para que ela me passe por cima… esqueçam! Só o tempo a cura. E das duas uma: ou sonhou ou mexeu-me no telemóvel. Por falar nisso, terá sido ela a autora do ataque ao SESARAM? Pois, não sei. Mas que aposto que era capaz de descobrir a password e deitar aquilo tudo a perder, era sim senhores.

E ela não faz por mal. É mais forte do que ela. Há dias que se "engana" e troca os telemóveis. Pega no meu "por acaso". Quem nunca? Só que depois aborrece-se. Eu, no fundo, também entendo a parte dela! Mas eu não tenho culpa que me mandem, constantemente, fotos de senhoras a passar dificuldades! Eu já pedi que parem. E aproveito para pedir publicamente. Parem com isso. Eu não lido bem com essas coisas. Não vou dizer que mexem comigo. Não mexem! Mas caramba. Ninguém consegue ficar indiferente. Há delas que nem roupinhas no corpo têm. Outras não. Têm, mas devem ter ido a lavar a altas temperaturas que encolheram de tal maneira que parece que são roupas de quando eram recém-nascidas… enfim! Uma miséria.

Para tentar redimir-me, procurei dar mais atenção a outros grupos. Grupos onde não estejam só homens… inclui-me, então, nos grupos de mães. Mais ou menos como fez o Sérgio Gonçalves com a lista do PS. Rendeu-se ao mulherio. No meu caso, que não concorro para coisa alguma, faço parte do grupo da dança. Do grupo da escola. Do grupo do ATL. Eu sei lá… São grupos que nunca mais acabam! E noto uma diferença enorme. Se nos de homens pouco ou nada se fala e são as imagens a valer mais do que mil palavras, no de mulheres a coisa já é diferente. Começam, manhã cedo, a dar os bons dias. Perguntam pelo estado do tempo. Questionam o tipo de indumentária mais adequada. Se alguém está doente, os outros 748 participantes desejam as melhoras. Até roupa interior levada por engano por alguma criança são motivo de conversa… Juro! Há dias foi uma sunga às riscas. Do Caetano não eram! Ele nem usa disso. Mas aproveitei e avisei-o logo para ter juízo. Ai dele se chega a casa com cuecas que não são dele… E se chegar, fi-lo prometer que são fio dental! Do mal o menos.

Para evitar estes mal-entendidos e acabar com a secção dos perdidos e achados, sugiro aos administradores que restrinjam as mensagens aos próprios. Eu não tenho nada a ver com o facto do Francisquinho não ir de manhã, mas ir à tarde. Tão pouco se a Constança gostou da sopa ou não. Poupem-me! E ajudem-me. Eu não quero voltar a ter problemas com a minha mulher…

PS, para evitar também problemas, o município do Porto Moniz decidiu cancelar a ação "gestos que salvam vidas". Porquê? Porque a iniciativa ia ter lugar nas piscinas naturais e a bandeira estava vermelha devido à forte agitação marítima! Por um lado, entendo que a ideia seja salvá-las e não perdê-las… Mas por outro, queriam melhor oportunidade para praticar?!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas