MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputada do PSD/M na ALRAM

19/06/2024 08:00

Iniciou-se ontem no Parlamento da Madeira a discussão do Programa do XV Governo Regional; um executivo legitimado nas urnas a 26 maio pela população da Madeira e do Porto Santo.

Contra ventos e marés, contrariando arautos da desgraça e auspícios de derrota antecipada, o PSD Madeira venceu as eleições regionais e foi a força política mais votada em todo o arquipélago. A composição parlamentar que saiu desse sufrágio demonstra claramente que os eleitores madeirenses desejam uma maioria de direita no seu parlamento, mas sobretudo esperam responsabilidade e capacidade de diálogo entre todos os intervenientes políticos.

Parece-me evidente, que acima de tudo, o que os cidadãos desejam e esperam é que Região Autónoma da Madeira retome o seu processo de crescimento e desenvolvimento, e que a vida das pessoas retome um ciclo normal e previsível. Estes objetivos apenas são possíveis com estabilidade. Estabilidade política, quer a nível parlamentar, quer a nível governativo.

O notável progresso alcançado, em diferentes campos, seja social, económico, educativo, cultural, desportivo, entre outros, apenas foi possível porque os madeirenses e porto-santenses sabiamente souberam interpretar e decidir, dada a importância do que estava em causa e o que representava para o nosso futuro coletivo.

O tempo político que vivemos não é tempo de aventuras nem de experimentalismos, e muito menos de desvalorizar a conquista democrática do voto popular. Este é o tempo da ponderação, do diálogo e de continuarmos a luta de deixar às gerações vindouras uma Região melhor do que aquela que herdamos dos que nos antecederam. Este é o tempo de levar em linha de conta uma célebre frase do nosso fundador, Francisco Sá Carneiro, “democrata é aquele que pratica a democracia, e não aquele que apenas dela se reivindica”.

Mais importante do que pensar apenas nos interesses individuais que são efémeros e nada aconselháveis quando o que está em causa é o bem comum, está acima de tudo em causa o futuro da Madeira e a continuidade dos bons resultados alcançados e que não nos devem deixar resignados, mas antes, almejar por mais e melhor.

Tenhamos todos consciência de que a estabilidade não tem preço e a demagogia sai sempre caro. Esta estabilidade depende apenas e só do sentido de responsabilidade de todos, sendo que desde a primeira hora, valorizando e compreendendo as opções dos cidadãos nas eleições de 26 de Maio, o PSD Madeira demonstrou disponibilidade e abertura para o diálogo com todas as forças políticas com assento no parlamento regional para a elaboração de um Programa de Governo para a Legislatura, visando sempre o bem maior que é o superior interesse da população da Região Autónoma da Madeira.

Apenas uma atitude responsável de todos os intervenientes políticos no atual quadro parlamentar garante a estabilidade e a continuidade da senda do progresso e desenvolvimento que a Região Autónoma da Madeira atravessa e disso os madeirenses e porto santenses podem ter a certeza. O tempo das eleições acabou, agora é tempo de arregaçar as mangas e trabalhar em prol no futuro coletivo, pois certamente a população não compreenderá atitudes de egocentrismo que hipotequem o seu futuro.

Não seremos nós, Partido Social Democrata da Madeira, a interromper este ciclo de décadas sucessivas de avanços e de progresso.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas