MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Nutricionista

12/04/2021 08:00

Segundo a Organização Mundial da Saúde - "Nutrição é a ingestão de alimentos, tendo em conta as necessidades alimentares do corpo. Uma boa nutrição - uma dieta adequada e equilibrada combinada com atividade física regular - é a "pedra fundamental" de uma boa saúde. A má nutrição pode levar à redução da imunidade, aumento da suscetibilidade a doenças, prejudicando o desenvolvimento físico e mental e redução da produtividade."

Quanto à definição de "Dieta" - dieta é o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa. A palavra "dieta" tem origem no latim "diaeta", que vem do grego "díaita", que significa "modo de vida".

Ou seja, se analisarmos bem estas definições fará algum sentido a frase tão recorrente que ouvimos: "Não estou gordo, não preciso de ir ao nutricionista, nem de fazer dieta?"

Claro que não. Claro que não faz sentido algum! O nutricionista pode simplesmente prescrever e dar recomendações nutricionais, para suprir carências, realizando apenas pequenos ajustes, de forma a tornar a sua dieta alimentar usual mais completa e saudável.

A nutrição é muito mais abrangente, do que a maioria das pessoas tem em mente.

Existem três grandes áreas de atuação: A alimentação coletiva e restauração - onde, por exemplo, se aplicam e monitorizam medidas de higiene e segurança alimentar; A nutrição comunitária e saúde pública - onde se integra a prevenção e educação em saúde da comunidade; E por fim, a nutrição clínica - que visa a avaliação do estado nutricional, a prescrição de um plano terapêutico que corrija deficiências e a sua monitorização. Aqui inclui-se a consulta de nutrição, bem como a nutrição hospitalar.

Então porque não pensar em "nutrição para a saúde" em vez de "dieta para perder peso"?

Sabiam que podem ter ajuda de um nutricionista para melhorar até um problema de pele? Ou mesmo para ajudar a combater a insónia?

A nutrição é um grande pilar na prevenção e tratamento de doenças, mas também de sintomas. É fulcral no desenvolvimento da criança e na prevenção da desnutrição no idoso. É importante tanto no desempenho no desporto como também no desempenho mental e melhoria de ansiedade.

A nutrição é muito importante para tratar excesso de peso e obesidade, mas também para ajudar a prevenir e tratar ou apenas controlar nutricionalmente outras doenças e os seus sintomas, sejam elas quais forem.

É certo, que alguns planos alimentares podem nos privar de comer o que mais gostamos, gerando alguma ansiedade. E para muitas pessoas, comer bem faz parte dos critérios de qualidade de vida!

Nesse caso, procurem um nutricionista que vos compreenda, que avalie o vosso estado nutricional e vos proporcione ajustes na dieta que vos permitam viver saudáveis, mas também felizes e com qualidade de vida!

Obviamente, se temos alguma doença instalada as alterações na nossa dieta serão mais drásticas, para nosso bem, para a melhor controlo ou recuperação da doença possíveis. Mas quando somos saudáveis, ou ainda somos saudáveis, apenas devemos procurar ajustes na dieta que nos permitam prevenir ou adiar ao máximo que a doença chegue ao nosso corpo.

Espero assim, ter esclarecido as mentes iluminadas que desconhecem todos os benefícios desta área de atuação!

A nutrição é para todos! Já dizia Hipócrates em 460 a. c., "Que o teu alimento seja o teu medicamento". Que seja este o mote de reflexão para esta semana!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas