MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Deputado

19/08/2023 08:00

Os dois mais recentes notáveis a nos votarem ao jejum de promessas feitas são nem mais nem menos que Elvira Fortunato e João Galamba. Bom de Galamba, aquele que gere um Ministério à porrada e usa os serviços de informação do Estado a seu belo prazer, é de esperar tudo. E tudo, é tudo mesmo. O seu último feito aconteceu em pleno aeroporto do Porto Santo quando se referia ao contrato que (des)assegura a ligação aérea com a Madeira. Entre o que disse, desdisse e voltou a dizer, assessorado por malta do seu calibre político, ficou a mensagem que o novo contrato para a ligação aérea entre ilhas seria publicado em breve e que a estabilidade da linha estava garantida. À data de 24 de junho afirmou que "haverá uma adjudicação antes de 23 de agosto (…) e será em princípio por 3 anos". Palavra de Galamba! Há poucos dias, foi tornado público que a ligação aérea Porto Santo Madeira será prorrogada pela… 4ª vez, já nem a Binter acha piada! O desrespeito para com os Porto-santenses renova-se! Palavra de Galamba é de facto galambice!

Porém não se incomode, caro leitor, pois o jejum socialista para com a RAM continua. Revisite-se as palavras e as vindas à região de Elvira Fortunato, Ministra do Ensino Superior, sobre o financiamento da UMa. Há mais de um ano que Elvira Fortunato afirma que a Universidade da Madeira terá um orçamento justo no âmbito de uma reformulação do financiamento do ensino superior, reconhecendo que o atual sistema é incorreto para a UMa. Prometeu um contrato-programa entre o Ministério e a universidade, incluindo o apoio a áreas estratégicas e diferenciadoras. A bancada socialista na República chumbou a proposta regional, aprovada por unanimidade, que revia e adequava o financiamento às universidades insulares. Os dois deputados socialistas regionais, dois sim, porque o outro é deputado figueirense, rejubilaram com esse chumbo e anunciaram triunfalmente que votavam contra pois a questão do financiamento estava ultrapassada. Segundo o ministro sombra socialista regional era mais uma birra do PSD-M alimentando um pseudo-inimigo externo. Então não é que, há poucos dias, ficamos a saber que o modelo de financiamento vai de facto ser alterado, mas, pasme-se exigirá das autarquias e dos Governos Regionais dois terços da majoração necessária para adequar às necessidades de financiamento. Brilhantes e desavergonhados, os socialistas nacionais e regionais! Desconfio que Sérgio Gonçalves sabia e concorda! Ora as autarquias e o Governo Regional assumirem o subfinanciamento da UMa! Nem sequer jejum intermitente, é mesmo jejum absoluto para com a RAM, assobiando para o lado e sacudindo a água do capote em matérias que são competência do Estado. Há muito que digo, estão a matar a UMa. Devagar e por asfixia. Mas estão!

Madeirenses e Porto-santenses, estamos sós e por nossa conta. Costa odeia-nos! E os socialistas locais não passam de lacaios instrumentalizados nas suas mãos! Mas este jejum a que nos votam, será tratado em menos de 40 dias. Façamo-los jejuar por mais 4 anos, pois antes de tudo Somos Madeira!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas