MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

13/03/2024 08:00

No passado dia 8, o Corpo de Polícia Florestal da RAM (CPF) comemorou 111 anos de existência. Decidi abordar um pouco da história, do trabalho e dos principais desafios, de um Corpo de Polícia que é motivo de orgulho dos madeirenses.

O CPF surge em 1913, em consequência do movimento reformador, proveniente da instauração da República em 1910 e que criou o “Regulamento do Serviço de Polícia Rural e Florestal no Arquipélago da Madeira”, um regulamento autónomo e diferente do aplicado no restante território do país, visando corresponder às especificidades desta Região, principalmente da sua orografia e coberto florestal.

Sendo a RAM possuidora de um património florestal de elevado valor biogenético e científico, possuindo a Floresta Laurissilva que ostenta, entre outros, o galardão de Património Mundial Natural da UNESCO, a sua proteção, manutenção e expansão são imperativos, onde assume particular relevância a atividade desenvolvida pelo CPF. Esta atividade é desenvolvida em três vertentes distintas; uma enquanto Órgão de Polícia Criminal, através de uma ação de policiamento, fiscalização e investigação no âmbito da legislação Florestal e Penal; outra enquanto Agente de Proteção Civil, no âmbito do socorro e na vigilância e colaboração ao combate de incêndios rurais/florestais; e por fim, como técnicos do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), através do acompanhamento de atividades técnico-científicas no campo, como são exemplo a recolha de informação e o apoio à investigação de âmbito florestal.

O ano de 2023 foi um ano de trabalho árduo, mas também de reconhecimento e valorização da Carreira da Polícia Florestal da RAM que se torna cada vez mais aliciante para os jovens.

Em 2023 no âmbito da legislação florestal e penal foram instaurados 178 Autos de Notícia, onde se destaca uma detenção por suspeita de crime de incêndio e a identificação de 6 suspeitos de serem os autores de queimadas não autorizadas.

Enquanto Agentes de Proteção Civil, o CPF participou em 75 ações de socorro em buscas e resgates em área florestal.

Participou na colaboração ao combate e investigação das causas em 81 incêndios rurais/florestais.

Durante a época venatória fiscalizou 226 caçadores.

Assume particular relevância a participação do CPF em ações de sensibilização ambiental com a população, tendo-se verificado um total de 64 ações abrangendo 2853 participantes.

O CPF é atualmente composto por 83 Policias Florestais, estando 4 em permanência na Ilha do Porto Santo.

No ano de 2022 foram admitidos 16 novos Guardas Florestais, entre os quais a primeira Guarda Florestal da história.

O CPF assegura na Ilha da Madeira um serviço permanente (24 horas) em área florestal.

A rede de Postos Florestais é composta por 25 Postos, 23 na Ilha da Madeira e 2 na Ilha do Porto Santo existindo ainda 6 Torres de Vigilância a Incêndios Florestais.

Atualmente o CPF está equipada com 10 Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios Florestais, 4 Veículos Ligeiros 4x4, 5 motos 4x4, 3 cavalos e 5 drones.

Principal sistema de comunicações utilizado é o SIRESP.

Nos últimos 8 anos foram investidos mais de 2,5 milhões de euros diretamente no CPF para equipamentos, infraestruturas, formação e fardamento.

Em 2016, o trabalho do CPF foi condecorado com a Medalha de Ouro de Mérito Turístico da RAM e a 1 de julho de 2021, foi condecorado pelo Governo Regional com a Insígnia Autonómica de Bons Serviços pelo seu trabalho meritório na defesa do nosso património natural.

Enalteço o trabalho do CPF, demostrando estar sempre à altura dos desafios que foram surgindo e que indubitavelmente tornaram este Corpo num serviço moderno, funcional e fundamental para a defesa do nosso património florestal e natural, sendo naturalmente uma carreira com futuro.

Um bem-haja a todos os elementos do Corpo da Polícia Florestal.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas