MADEIRA Meteorologia

SANAS: quatro missões de salvamento em novembro, com quatro pessoas auxiliadas e um morto

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
01 Dezembro 2025
9:53

As tripulações das Estações Salva-Vidas de Porto Moniz e Santa Cruz do SANAS foram chamadas a intervir em quatro missões de busca e salvamento (SAR). Os dados foram hoje divulgados pelo SANAS Madeira – Associação Madeirense para Socorro no Mar, em nota de balanço sobre a ação no mês que findou.

As equipas foram ativadas para quatro ocorrências, todas classificadas como operações de busca e salvamento, tendo resultado numa fatalidade e no auxílio a quatro pessoas. As missões envolveram um total de 6,6 horas de operação e 54,6 milhas náuticas navegadas, números que, segundo o SANAS, evidenciam a prontidão e resiliência das equipas, mesmo em condições meteorológicas adversas.

Com os números de novembro integrados, 2025 soma agora 58 ativações para missões SAR. No total do ano, foram ainda contabilizadas 6 vítimas críticas assistidas, 2 fatalidades, 85,6 horas em operação e 644 milhas náuticas percorridas. do ano de 2025.

“Para o rápido empenhamento e sucesso destas missões foi fundamental a prontidão das tripulações nas Estações Salva-Vidas de Porto Moniz e de Santa Cruz bem como no Centro de Comando, Comunicação e Controlo do SANAS Madeira”, conclui a nota.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas