As tripulações das Estações Salva-Vidas de Porto Moniz e Santa Cruz do SANAS foram chamadas a intervir em quatro missões de busca e salvamento (SAR). Os dados foram hoje divulgados pelo SANAS Madeira – Associação Madeirense para Socorro no Mar, em nota de balanço sobre a ação no mês que findou.
As equipas foram ativadas para quatro ocorrências, todas classificadas como operações de busca e salvamento, tendo resultado numa fatalidade e no auxílio a quatro pessoas. As missões envolveram um total de 6,6 horas de operação e 54,6 milhas náuticas navegadas, números que, segundo o SANAS, evidenciam a prontidão e resiliência das equipas, mesmo em condições meteorológicas adversas.
Com os números de novembro integrados, 2025 soma agora 58 ativações para missões SAR. No total do ano, foram ainda contabilizadas 6 vítimas críticas assistidas, 2 fatalidades, 85,6 horas em operação e 644 milhas náuticas percorridas. do ano de 2025.
“Para o rápido empenhamento e sucesso destas missões foi fundamental a prontidão das tripulações nas Estações Salva-Vidas de Porto Moniz e de Santa Cruz bem como no Centro de Comando, Comunicação e Controlo do SANAS Madeira”, conclui a nota.