MADEIRA Meteorologia

Incêndios: 190 operacionais continuam no terreno. Principais focos situam-se na Serra de Água, Encumeada e Paul da Serra

Data de publicação
18 Agosto 2024
21:50

A última atualização do Serviço Regional de Proteção Civil dá conta de que o incêndio mantém-se ativo, embora com menor intensidade, nos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava, com os principais focos na Serra de Água, Encumeada e Paul da Serra.

A Força Especial de Proteção Civil tem vindo a criar faixas de contenção, já concluídas no Paul da Serra e quase finalizadas na Encumeada. No Curral das Freiras, o fogo está contido na zona norte, e o foco em Fajã das Galinhas tende a se extinguir.

No teatro de operações, permanecem mais de 190 operacionais, apoiados por 40 viaturas e meio aéreo.

Segundo esclarece o Serviço, em comunicado, desde o dia 14 de agosto mais de 500 profissionais, incluindo 400 bombeiros e 120 polícias florestais, foram destacados, de forma rotativa, para combater o incendio.

No total, mais de 160 foram pessoas deslocadas por questões de segurança, sendo que algumas já regressaram ao seu domicílio e outras irão pernoitar nos centros de acolhimento temporário.

Até ao momento, não foram registadas casas afetadas pelo incêndio.

No apoio dado ao nível da saúde, está assegurado o funcionamento por 24h do Centro de Saúde do Curral das Freiras desde o dia 17 de agosto até ao dia 19 de agosto.

Por precaução, 14 percursos pedestres classificados foram encerrados, incluindo a Vereda da Ilha, Vereda do Pico Ruivo, Levada das 25 Fontes, Levada do Risco, entre outros, as áreas de lazer da Fonte do Bispo, Cruzinhas, Fanal e Rabaçal também estão fechadas. Todos os acessos ao Paul da Serra e a Estrada Regional (ER105) que liga Serra de Água à Encumeada estão encerrados.

O Serviço de Proteção Civil garante que irá continuar a acompanhar de perto a evolução dos incêndios e reitera o apelo à população para “evitar deslocações às áreas afetadas, permitindo assim uma operação mais eficaz e segura por parte das equipas de combate”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas