Câmara do Porto revela que perdas da água da rede pública atingiram 16% em 2021

Lusa

A Câmara Municipal do Porto revelou hoje que as perdas de água na rede pública de abastecimento atingiram um índice de medição de 16%, o “valor mais baixo de sempre”.

Numa nota publicada no seu ‘site’, a Câmara do Porto revela que a empresa municipal de Águas e Energia do Porto “tem implementado diversas estratégias para reduzir cada vez mais as perdas de água na rede, diminuindo o desperdício de água tratada, denominado de “Água Não Fatura””.

Em 2021, as perdas de água na rede pública de abastecimento da cidade atingiram “o valor mais baixo de sempre”, com o índice de medição a fixar-se nos 16%.

A empresa municipal tem no terreno equipas especializadas em localizar fugas de água e equipas em contínuo a reparar as avarias detetadas, sendo que o objetivo consiste em “continuar a descer o índice de perdas e, simultaneamente, aumentar a sustentabilidade ambiental e económico-financeira do sistema”.

“A diminuição deste índice transparece, ainda, na tarifa da água que já é uma das mais baixas do país”, refere a autarquia, apelando ao contributo de todos os cidadãos para “continuar a reduzir o desperdício de água potável”.