MADEIRA Meteorologia

Covid-19: Filipinas mantêm portas trancadas a estrangeiros vindos de Portugal e Brasil

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Janeiro 2021
14:25

As Filipinas prolongaram até ao final de janeiro a proibição da entrada de estrangeiros que estiveram em Portugal ou no Brasil nas últimas duas semanas, devido às novas estirpes do novo coronavírus.

Também na sexta-feira, um grupo de trabalho interdepartamental decidiu desencadear um sistema de alertas a aplicar a companhias aéreas que permitem o embarque de passageiros vindos de países na lista negra em voos com destino às Filipinas.

As restrições a estrangeiros vindos de Portugal ou do Brasil tinham sido anunciadas pelo gabinete da Presidência das Filipinas a 7 de janeiro, e inicialmente estavam em vigor apenas até sexta-feira, 15 de janeiro.

A única exceção prevista são os passageiros que apenas mudaram de voo em Portugal ou no Brasil, não tendo abandonado o aeroporto. Este grupo terá ainda assim de se submeter a um período de quarentena de 14 dias, que poderá ser feito em casa, caso façam um teste negativo ao novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Já os cidadãos filipinos poderão entrar no país, tendo, no entanto, de se submeter a uma quarentena de 14 dias num local designado pelas autoridades, mesmo que à chegada façam um teste com resultado negativo.

A decisão, fruto de uma recomendação conjunta do Departamento de Saúde e do Departamento dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, abrange mais de 30 países, incluindo o Reino Unido, a China, os Estados Unidos da América e a África do Sul.

Uma nova variante do novo coronavírus, conhecida como a estirpe do Reino Unido, foi detetada em Portugal, pela primeira vez, na Região Autónoma da Madeira, em 28 de dezembro, e, no território continental, em 03 de janeiro.

O Estado do Amazonas, no norte do Brasil, foi identificado como origem de uma outra variante do vírus.

Segundo os cientistas, estas duas estirpes poderão ser mais contagiosas do que a detetada no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A pandemia de covid-19 provocou mais de dois milhões de mortos, em mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (208.291, em quase 8,4 milhões de casos), depois dos Estados Unidos da América.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas