MADEIRA Meteorologia

Sindicato da polícia convoca plenários nos aeroportos para sexta-feira

Data de publicação
10 Dezembro 2023
17:00

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) convocou, para sexta-feira, plenários nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, perante alterações que consideram colocar em risco a missão da PSP, o que se constata também no funcionamento destas infraestruturas.

“Convocamos os profissionais da PSP para no dia 15 de dezembro [...] comparecerem nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Para tal e para que possam assistir, caso se encontrem de serviço, devem (com quatro dias de antecedência) colocar o requerimento para assistir, ao abrigo do plasmado na lei”, anunciou, em comunicado, a ASPP/PSP.

A estrutura sindical disse que, nos últimos anos, tem assistido a um conjunto de alterações profundas no serviço policial, que levam a uma maior “complexidade, exigência e risco”, o que se pode constatar também na dinâmica do funcionamento dos aeroportos.

“Neste contexto, há muitos anos denunciamos a escassez de efetivo, as fracas condições de trabalho e a incapacidade de resposta, em termos gerais e também nas Divisões de Segurança Aeroportuária”, sublinhou.

A ASPP/PSP lembrou ainda que, neste quadro, surgiu a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), “numa melindrosa e arriscada opção política”.

Perante a extinção do SEF e a atribuição destas competências à PSP, a associação tem alertado para a necessidade de existir um acompanhamento dos meios, recursos, formação e regalias.

A ASPP/PSP reclama também o aumento do efetivo das Divisões de Segurança Aeroportuária (DAS), a melhoria das condições estruturais de trabalho e o reforço do suplemento aeroportuário.

Por outro lado, quer a alteração da tabela remuneratória em vigor e uma atualização dos suplementos.

“Caso tal não aconteça, aquilo que se percebe é claramente um agravar dos problemas da realidade das DAS e um recurso oportunista a uma polícia ‘low cost’. Os polícias da PSP não estão a saldo e a sua competência, disponibilidade, formação e trabalho não são ‘low cost’”, vincou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas