MADEIRA Meteorologia

Primeiro-ministro diz que lei laboral está em discussão e só depois ficará definida

Data de publicação
08 Agosto 2025
8:14

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu hoje que a lei laboral está ainda em fase de discussão entre os parceiros sociais, para passar à fase da discussão político-partidária e só no final o novo quadro ficará definido.

“As transformações e as mudanças incorporam discussão e nós estamos aqui para discutir. Estamos aqui para debater com humildade democrática, mas com a firmeza de quem tem objetivos a cumprir”, afirmou Luís Montenegro.

À margem da inauguração da 633.ª edição da Feira de São Mateus em Viseu, o primeiro-ministro falava aos jornalistas sobre a lei laboral, acrescentando ter apresentado o anteprojeto em concertação social.

“Vamos estabelecer um diálogo com os parceiros sociais, quer os empregadores, quer os trabalhadores, vamos tentar que desse diálogo possa nascer uma proposta o mais consensual possível e é nessa fase que nós estamos, e depois seguir-se-á outra fase de discussão político-partidária. Ainda não chegámos a ela, quando chegarmos vamos efetuá-la e depois chegará uma fase da decisão”, sustentou.

Luís Montenegro acrescentou o desejo de que “os portugueses tenham a certeza” de o governo querer “a comunidade e a sociedade” com o executivo governamental a “percorrer o caminho de transformação e desenvolvimento do país”.

“Mas não vamos eternizar as discussões. Tudo isto tem um calendário, mas é para cumprir, é para fazer. Nós não estamos aqui para empatar ou empalhar discussões, estamos aqui para fazer com abertura, com espírito de diálogo, com espírito construtivo e é isso que vamos fazer”, prometeu.

O primeiro-ministro aproveitou para destacar os temas sobre os quais foi questionado pelos jornalistas, como as leis do trabalho e da imigração, assim como a privatização da TAP, para dizer que, “de uma assentada”, se está a falar de competitividade económica, de qualificação dos recursos humanos, reestruturação dos serviços públicos, do setor estratégico de mobilidade e de apoio à economia, enumerou.

Montenegro citou ainda “a diminuição dos impostos sobre o rendimento do trabalho, a regulação da imigração...”, para dizer que “este é um governo que está a governar, que está a fazer aquilo que lhe compete, a cumprir o seu programa, a transformar o seu país”.

O objetivo, disse o primeiro-ministro, é “um mundo laboral que seja competitivo, que dê segurança aos trabalhadores, que dê estabilidade aos trabalhadores e dê também fatores de maior competitividade às empresas”.

No seu entender, o regime proposto vai “trazer mais crescimento económico, mais criação de riqueza” e também “melhores salários e também maior capacidade do Estado de ter receitas para depois poder ter políticas sociais que não deixam ninguém para trás; ter políticas de solidariedade”.

“Tudo isto está interligado e nós estamos aqui disponíveis para poder levar as discussões até ao ponto em que elas culminam em decisões”, disse.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas