MADEIRA Meteorologia

Presidente da República pede luta contra todas as formas de discriminação racial

Data de publicação
21 Março 2025
18:49

O Presidente da República sublinhou hoje “a importância da luta contra todas as formas de discriminação racial”, dizendo que há medidas concretas que continuam por cumprir num tempo “de ódio e discórdia crescentes”.

Numa mensagem divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evoca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que hoje se assinala, num ano que marca também o 60.º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

“Um compromisso sobre medidas concretas que os países devem tomar para combater doutrinas racistas e promover a inclusão, na prossecução de um mundo livre de discriminação racial. ‘Só há uma raça: a humana’”, refere a mensagem, citando uma frase atribuída à norte-americana Rosa Parks, que em 1955 foi presa por se recusar a ceder o lugar a um homem branco num autocarro e se tornou depois um símbolo na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

O chefe de Estado salienta que estas medidas, “que se pensaram obrigatórias no contexto dos movimentos de direitos civis, antiapartheid e descolonização da década de 1960”, continuam “urgentes e, em parte, por cumprir” num tempo “de ódio e discórdia crescentes, de crescentes desigualdades e hostilidades fundadas nas diferenças raciais”.

“Um combate que é feito de desafios constantes e em planos diversos – como o desporto ou as redes sociais, e para o qual todos estamos convocados, instando os atores e responsáveis políticos para que se assegure o bom funcionamento dos meios previstos para o cumprimento e aplicação da lei”, acrescenta.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se, anualmente, a 21 de março.

Este dia foi estabelecido através de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, em virtude dos acontecimentos ocorridos no dia 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas numa manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, contra leis que aprofundavam o ‘apartheid’.

Segundo as Nações Unidas, o objetivo deste dia é mobilizar a sociedade civil para a luta contra a discriminação racial, bem como a importância da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, de 1965.

Em 2025, o tema assinala o 60.º aniversário desta convenção e pretende “promover a reflexão sobre os progressos alcançados na luta contra a discriminação racial, salientando simultaneamente os desafios atuais”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas