MADEIRA Meteorologia

Ministra da Saúde vai ao parlamento explicar situação das urgências

Data de publicação
08 Janeiro 2025
22:03

A ministra da Saúde vai ser ouvida no parlamento, a pedido da oposição, sobre a situação das urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a transferência para as Misericórdias de responsabilidades na gestão hospitalar.

As audições de Ana Paula Martins foram aprovadas hoje pelos deputados na Comissão de Saúde, na sequência de requerimentos apresentados pelas bancadas parlamentares do BE, do Chega e do PS.

O BE alegou a necessidade de ouvir com caráter de urgência a ministra da Saúde, mas também o coordenador do plano de emergência para o setor, com os “vários obstáculos e limitações de acesso ao SNS que estão a ser criados” pelo Governo.

“São já várias as urgências gerais em que se impede a entrada a quem não tenha feito um telefonema prévio, o mesmo está a acontecer em urgências pediátricas e também em urgências obstétricas”, salienta o requerimento do BE.

O Chega quer ouvir também Ana Paula Martins sobre o modelo de gestão das urgências hospitalares de obstetrícia, na sequência da recente implementação do sistema de pré-triagem telefónica, por considerar que o sistema “coloca em causa a saúde e segurança de grávidas e bebés”.

“Esta medida, longe de representar uma solução estrutural, configura apenas uma tentativa de mascarar o encerramento efetivo das urgências sob a designação de referenciação”, critica o Chega.

Também sobre esta matéria, a bancada do PS solicitou a audição urgente do diretor executivo do SNS, Gandra D´Almeida, e do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde sobre o acesso aos serviços de urgência e as “falhas ocorridas nas últimas semanas”.

Os socialistas alegam, no requerimento hoje aprovado, que um pouco por todo o país, “constataram-se problemas nos acessos às urgências hospitalares, com o encaminhamento de doentes para urgências encerradas e a obrigatoriedade de se ligar ao SNS24, antes de aceder às urgências”.

As bancadas do PS e do BE viram também aprovados os seus dois pedidos para audição de Ana Paula Martins sobre a transferência da gestão de unidades hospitalares do SNS para as Misericórdias, anunciada pelo primeiro-ministro em dezembro.

Ana Paula Martins vai ainda explicar aos deputados, a pedido dos socialistas, as recentes demissões das administrações das Unidades Locais de Saúde (ULS) de Santarém, Portalegre e Leiria, sem “qualquer motivo específico ou razão de ordem técnica”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

15:20

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

Últimas

0:12

Portugal é um dos nove países do mundo onde o risco de mortalidade materna não diminuiu entre 2000 e 2023, tendo-se mantido estável, estima a Organização...

22:32

O Benfica venceu este domingo o FC Porto, no Estádio do Dragão, por 1-4, em duelo da 28.ª jornada da I Liga.

Pavlidis, aos 1’, 42’ e 69’, e Otamendi, aos...

21:43

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, negou hoje que as tarifas anunciadas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, conduzam a uma recessão,...

20:57

O porta-voz do Livre, Rui Tavares, disse hoje que um verdadeiro “pé-de-meia” para os jovens seria um apoio à nascença de 5.000 euros, acusando os socialistas...

20:04

O Nacional foi esta tarde derrotado no Estádio da Madeira pelo Estrela da Amadora, em duelo relativo à 28.ª jornada da I Liga.

Os tricolores venceram pela...

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

• PUB
18:12

A uma jornada do fim, AD Camacha garantiu este domingo a permanência no Campeonato de Portugal.

O conjunto ‘camacheiro’ venceu em casa o União de Lamas,...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

17:58

“Não só de banana se faz agricultura na Madeira”. Dinarte Fernandes pediu ao Governo para olhar para setores como a horticultura, a produção de batata-doce...