MADEIRA Meteorologia

Ministério Público acusa 43 pessoas por fraude nas viagens entre a Madeira e o continente

Data de publicação
28 Janeiro 2025
14:37

O Ministério Público acusou 43 pessoas e uma empresa por levantamento indevido do subsídio social de mobilidade nos balcões dos CTT, através da falsificação de bilhetes de avião entre a Madeira e Lisboa.

De acordo com o comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgado na segunda-feira, os procuradores do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures deduziram acusação contra 44 arguidos pelos crimes de associação criminosa, burla qualificada, branqueamento, falsidade informática e falsificação de documento.

Segundo o Ministério Público, esta “organização criminosa” terá recrutado dezenas de pessoas na Madeira que fizeram, entre 2015 e 2024, viagens para Portugal continental, “para se deslocarem a lojas e postos CTT localizados por todo o território nacional”.

O objetivo das deslocações era, através dos balcões dos CTT, levantar o subsídio social de mobilidade, que é atribuído a quem faz viagens de e para as ilhas da Madeira e dos Açores. E para que fossem feitos os levantamentos, este grupo falsificava passagens aéreas, bilhetes, reservas, faturas e recibos associados às viagens.

Durante a investigação, que teve a coadjuvação da Polícia Judiciária, foi possível apurar um prejuízo para o Estado português de, pelo menos, 529 mil euros.

Relacionado com este processo, a Polícia Judiciária deteve, em maio do ano passado, cinco pessoas e fez mais de 70 buscas na Região Autónoma da Madeira e na Área Metropolitana de Lisboa.

A propósito das detenções, a Polícia Judiciária explicava que o grupo investigado “demonstrava elevados índices de organização, com diferentes níveis hierárquicos, sendo composto por falsificadores, recrutadores e angariadores e controladores”.

Esta polícia indicava ainda que nos últimos anos têm sido feitas várias operações para o desmantelamento de “redes criminosas dedicadas à utilização fraudulenta do subsídio social de mobilidade” na Madeira e nos Açores, que já terão lesado o Estado em mais de seis milhões de euros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas