MADEIRA Meteorologia

JPP quer que Governo Regional siga exemplo dos Açores, nas relações com as Juntas de Freguesia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Novembro 2022
12:32

O JPP defendeu, hoje, que o Governo Regional deve seguir o exemplo no que às relações com as Juntas de Freguesia diz respeito.

Isto porque, para este partido é fundamental que o "Governo Regional da Madeira apoie as Juntas de Freguesia, de forma direta, tal como acontece nos Açores, cuja verba para 2023, ao abrigo do regime de cooperação técnica e financeira poderá chegar aos 100 mil euros", conforme explanou Paulo Alves, porta-voz da iniciativa desta manhã, que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira.

A este propósito, o parlamentar lamentou que, na Madeira, as "relações institucionais entre o Governo Regional e as juntas de freguesia não sejam idênticas ao que se verifica nos Açores, cujo Governo tem, inclusive, a mesma cor política que o da Madeira".

Paulo Alves mais lembrou os momentos difíceis por que várias famílias estão a passar "e que se prevê que ainda venha a piorar em 2023, criando, mais uma vez, uma grave crise social" e reforçou "as juntas de freguesia são as autarquias de maior proximidade às populações e têm um papel fundamental no apoio direto".

Para o deputado "é importante que o Governo Regional da Madeira integre, no orçamento regional para 2023, verba para apoiar, diretamente, as juntas de freguesia" tendo recordado o "encontro de autarcas da RAM" que decorreu este fim-de-semana em Machico, onde "esta medida foi defendida por vários autarcas, de várias cores políticas".

"O JPP não concorda com as palavras do Secretário Regional quando este referiu que não é competência do Governo Regional financiar as Freguesias. O apoio à população e o trabalho em prol da melhoria das condições de vida da população é um desígnio conjunto e deveria ser essa a principal motivação do executivo regional", reforçou.

Paulo Alves deu mais um exemplo "que prova a diferença do relacionamento institucional". "Nos Açores, o Governo Regional já começou a devolver os valores da participação dos Municípios na receita de IRS de 2009 e 2010, retida há vários anos e irá fazê-lo até 2024. Na Madeira, os Municípios aguardam por essa verba, injustamente retida, e que foi reivindicada pelo atual presidente do Governo Regional, enquanto presidente da Câmara Municipal do Funchal, mas que agora, recusa-se a cumprir com a transferência", deplorou.

Para o parlamentar, "a ajuda do Governo Regional às autarquias locais, nomeadamente, às juntas de freguesia, é simplesmente uma decisão e uma vontade política".

"O JPP desafia o Governo Regional a inscrever, no próximo orçamento para 2023, uma verba para um apoio de cooperação técnica e financeira com as juntas de freguesia, tal como faz com as Casas do Povo, instituições privadas que não passaram pelo sufrágio de todos os cidadãos", concluiu.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas