MADEIRA Meteorologia

Incêndios: Ministra diz que é irrelevante número de meios aéreos para combater fogos

Data de publicação
29 Julho 2025
16:49

A ministra da Administração Interna defendeu hoje que é irrelevante o número de meios aéreos de combate a incêndios, uma vez que o que está a causar “dificuldade aos operacionais” nos fogos em curso são as características do terreno.

À saída de uma reunião na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Oeiras, Maria Lúcia Amaral sublinhou que, olhando aos incêndios que mais afligem as autoridades neste momento, “a existência de 72 ou 76 ou 80 meios aéreos” seria irrelevante, “porque o que causa dificuldade aos operacionais é o caráter extremamente acidental da orografia, a dificuldade de acesso”.

“A complexidade das operações e do combate é tal que não ajuda nada estar a saber quantos meios aéreos temos, se faltam muitos, se não faltam muitos. E, de facto, não faltam”, acrescentou.

De acordo com a governante, atualmente estão “imediatamente disponíveis” 72 meios aéreos.

Questionada sobre o que é que tem falhado no combate aos incêndios, Maria Lúcia Amaral respondeu que “falha o que falha”.

“Falha que não queríamos nada que isto acontecesse no nosso país, como não queríamos nada que isto acontecesse no resto do sul da Europa. O que é um facto é que está a acontecer”, afirmou, sustentando que o que é necessário compreender “é a raiz desses incêndios”.

Avisando que todos têm de contribuir para que estes não ocorram, a ministra apelou à população que mude “práticas ancestrais”, como a realização de queimadas para proteger a casa dos incêndios.

Maria Lúcia Amaral alertou ainda que, por exemplo no incêndio de Arouca, que está a preocupar as autoridades, há imagens de fogo-de-artifício ao fundo quando o fogo começou.

Na reunião de hoje com o presidente da ANEPC, José Manuel Moura, participou ainda o primeiro-ministro, que apelou igualmente à “colaboração de todos” na luta contra os incêndios.

“Este é um combate de todos, que precisa da colaboração de todos e, para esse efeito, todos devemos seguir as orientações que as autoridades vão emitindo”, disse Luís Montenegro, assegurando que todo o dispositivo de combate a fogos está, “neste momento, de prontidão”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas