MADEIRA Meteorologia

Governo diz que data de início em funções de Santos Pereira depende do parlamento

Data de publicação
24 Julho 2025
15:22

O Governo recusou hoje ter-se atrasado no processo de substituição de Mário Centeno e remeteu para o parlamento a responsabilidade pela data de entrada em funções do futuro governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira.

Na conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros, o ministro da Presidência foi questionado por que razão a indigitação de Santos Pereira não foi decidida antes do fim do mandato de Mário Centeno, no dia 19.

“Não houve nenhum atrasar. O Banco de Portugal estará a funcionar em plenitude, o Governo indicou o nome ao parlamento, o parlamento pronunciar-se-á, poderá decidir demorar uma semana, poderá decidir demorar um mês, um mês e meio, no limite poderia decidir demorar mais”, afirmou.

Segundo a Lei Orgânica do Banco de Portugal, o Governador e os restantes membros do Conselho de Administração são designados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do membro do Governo responsável pela área das Finanças e após parecer fundamentado da comissão competente da Assembleia da República. Exercem os respetivos cargos por um prazo de cinco anos, renovável por uma vez e por igual período.

O parlamento termina na sexta-feira o seu funcionamento regular antes das férias e só estão previstas reuniões de comissões a partir do início de setembro, o que pode fazer com que o atual governador ainda participe na próxima reunião do Banco Central Europeu, a 10 e 11 desse mês.

“Até lá, o professor Mário Centeno estará com funções normais de representação do Banco de Portugal, exercerá a sua função e o Banco de Portugal estará naturalmente numa situação de tranquilidade institucional”, disse o ministro.

Já questionado se o Governo informou, como foi habitual no passado, os partidos da oposição sobre esta escolha, Leitão Amaro não respondeu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas