A revista norte-americana Global Finance distinguiu o Santander como o "Melhor Banco em Portugal", no âmbito dos "World's Best Banks 2023".
Estes prémios voltam a eleger as instituições financeiras que mais se destacam em todo o mundo, combinando critérios objetivos - como rendibilidade, crescimento de ativos, dimensão geográfica, relações estratégicas, desenvolvimento de novos negócios e inovação em produtos - e subjetivos, através das opiniões de analistas financeiros, analistas de crédito, consultores de banca e outros profissionais da indústria.
A revista adianta que as premiadas "são as instituições que melhor souberam responder às necessidades dos seus clientes em mercados difíceis e obtiveram os melhores resultados, estabelecendo as bases de sucesso para o futuro". E as que "foram capazes de gerir os seus ativos e passivos de uma forma inteligente, tendo em conta os cenários de taxas de juro em constante mudança".
O diretor da publicação, Joseph D. Giarraputo refere que "identificar os melhores bancos em termos de serviços, estabilidade e conhecimento é mais importante do que nunca".
Nesse sentido, explica que "os prémios deste ano reconhecem as instituições financeiras que oferecem a maior variedade de serviços, assim como a confiança necessária para estabelecer relações financeiras a longo prazo".
Fundada em 1987, a Global Finance possui leitores em 193 países, tendo uma tiragem de 50.000 exemplares. Com uma vasta experiência em mercados financeiros, tornou-se uma referência na área da banca e tem como público-alvo os maiores gestores de carteiras de investimento internacionais.