MADEIRA Meteorologia

Europeias: Paupério garante ter apoio do Livre e diz que partido vai refletir sobre primárias

Data de publicação
29 Abril 2024
17:20

O cabeça de lista do Livre às eleições europeias, Francisco Paupério, assegurou hoje que tem o apoio do partido e de Rui Tavares e afirmou que vai ser feita uma reflexão interna sobre o processo de primárias.

O investigador e dirigente do Livre falava aos jornalistas à porta do Tribunal Constitucional (TC), em Lisboa, acompanhado de uma pequena comitiva que não contou com a presença do porta-voz Rui Tavares, nem de qualquer atual deputado do partido.

Interrogado sobre esta ausência, Paupério justificou que Rui Tavares está em “trabalho parlamentar” e que o processo interno decorreu “muito rápido”, uma vez que a lista foi apenas aprovada na noite de domingo pela Assembleia, órgão máximo entre congressos, após um processo de primárias que gerou algumas discórdias internas.

“Claro que temos o apoio do partido, foi aprovada ontem a lista, e a lista foi entregue, e agora estamos prontos para a campanha eleitoral”, garantiu Paupério, acompanhado da dirigente Patrícia Robalo, membro da atual direção do partido.

Paupério rejeitou ter ficado desmotivado com a votação da lista que encabeça – que foi aprovada no domingo em Assembleia com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra - e insistiu que tem a confiança não apenas de Rui Tavares mas também de “todos os órgãos do partido”.

“Percebo que seja um assunto falado mas a verdade é que todos os órgãos participaram nestas primárias, e os órgãos são soberanos, os órgãos decidiram e estamos unidos nesta campanha daqui em diante”, sublinhou.

Questionado sobre se o Livre vai repensar o processo de primárias, Paupério respondeu: “O Livre vai fazer a reflexão que tem que fazer em relação a este processo e internamente vai discutir esse assunto certamente, no futuro”.

Sobre se irá cumprir o seu mandato, o dirigente do Livre respondeu que é essa a sua intenção e a do partido.

“Não vejo qualquer problema em relação a isso”, acrescentou.

Paupério quer focar a campanha em assuntos europeus e mostrar “porque é que é importante ter o Livre no Parlamento Europeu”.

“Este vai ser o ultimo plenário até 2030 em que vamos tentar pelo menos impedir a direção para a qual estamos a caminhar neste momento, que é de crise climática, direção de aumento de desigualdades. Este é o último plenário no Parlamento Europeu no qual que vamos conseguir mudar este rumo e tornar uma Europa social, mais verde e mais democrática”, afirmou.

Francisco Paupério tem 28 anos, é natural de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e a sua profissão é investigador. É formado em biologia, com especialização em bioinformática, pelas Faculdades de Ciências das Universidades do Porto e Lisboa e está atualmente a concluir o doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Foi número três pelo partido no círculo do Porto nas legislativas de março.

Nas últimas eleições europeias, em 2019, Rui Tavares foi cabeça-de-lista pelo Livre tendo como ‘número dois’ Joacine Katar Moreira, que nesse ano foi eleita deputada para a Assembleia da República e perdeu a confiança política do partido cerca de dois meses depois.

Na altura, o partido obteve 1,83% dos votos, o equivalente a 60.575 boletins, o que não foi suficiente para eleger.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas