MADEIRA Meteorologia

Apenas 10% dos portugueses afirma ter pagado por notícias ‘online’

Data de publicação
17 Junho 2025
9:00

Apenas 10% dos portugueses afirma ter pagado por notícias ‘online’, com Portugal a apresentar uma das taxas mais baixas entre 48 países analisados pelo Digital News Report (DNR), o que confirma um cenário de estagnação.

“Portugal continua a apresentar uma das taxas mais baixas de pagamento por notícias em formato digital entre os 48 países analisados pelo Digital News Report, com apenas 10% dos portugueses a afirmar ter pagado por notícias ‘online’ no ano anterior — uma quebra de 2 pontos percentuais face a 2024”, segundo o Digital News Report Portugal 2025 (DNRPT25) hoje divulgado.

Esta tendência “confirma o cenário de estagnação observado nos últimos anos, em linha com o que se verifica também em vários mercados europeus, incluindo países tradicionalmente mais fortes em subscrição digital, como a Suécia ou a Noruega”, lê-se no relatório.

O DNRPT25 é produzido anualmente pelo OberCom - Observatório da Comunicação desde 2015, publicado a par do relatório global do RISJ - Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Em termos globais, “o pagamento por notícias digitais situa-se nos 18%, ligeiramente acima de 2024 (+1 pp.), com a Suíça a destacar-se como uma das poucas exceções a esta tendência de estabilidade, ao registar um crescimento expressivo (+5 pp.)”.

Em Portugal, um terço opta pela opção de subscrição contínua de notícias digitais, “embora tenha aumentado a proporção daqueles que acedem a notícias através de serviços que incluem este conteúdo de forma indireta (33%)”.

O pagamento por pacotes combinados de impresso e digital também cresceu (23%), assim como o pagamento isolado por artigo ou edição (20%).

“A doação para apoiar marcas ou serviços jornalísticos mantém expressão residual (10%), embora tenha aumentado ligeiramente”, refere o relatório.

Mais de dois terços (70%) dos que pagam por notícias digitais “mantêm esse compromisso de forma contínua, o que sugere fidelização entre a base de subscritores existentes”.

Contudo, o potencial de expansão continua limitado: “66% dos não pagantes afirmam não ter interesse em qualquer das condições propostas para virem a pagar por notícias ‘online’, o que reforça a persistência de barreiras culturais e económicas à monetização digital de notícias em Portugal”.

O Expresso e Público “destacam-se como as marcas que os portugueses mais subscrevem de forma regular (Expresso de forma acentuada, com 39% face aos 26% do Público), seguindo-se o Observador (19%) e Correio da Manhã (18%)”, refere o DNRPT25, sendo que este indicador não pretende ser uma fonte fiável sobre o desempenho na circulação digital paga.

A televisão continua no relatório deste ano a ser a “principal fonte de acesso a notícias em Portugal, sendo utilizada por 67% dos portugueses e assumindo-se como a principal via de acesso para 53% da população”.

E apesar da Internet igualar a televisão em termos de utilização geral (67%), “apenas 19% a apontam como fonte principal, confirmando a persistência da hegemonia da televisão, sobretudo entre os mais velhos”.

Já nos jovens entre os 18 e 24 anos regista-se uma propensão para o digital: mais de quarto (26%) privilegia a Internet (sem redes sociais) e 24% as redes sociais como vias principais de acesso a notícias.

A rádio e a imprensa “mantêm papéis mais marginais (7% e 4%, respetivamente), enquanto os ‘podcasts’ e os ‘chatbots’ de IA [inteligência artificial), introduzidos pela primeira vez na medição em 2025, revelam uma utilização residual como fonte principal (1% cada), apesar de 6% e 4% dizerem ter usado estas opções na semana anterior, respetivamente”.

Os motores de busca (28%) lideram como porta de entrada para as notícias, seguidos pelo acesso direto a ‘sites’ (19%) e pelas redes sociais (20%), “um padrão que contrasta com o cenário global, onde as redes sociais lideram”.

Com trabalho de campo a cargo da YouGov, o projeto inquiriu a nível global em 2025 cerca de 97 mil indivíduos utilizadores de Internet, em 48 países. Em Portugal foram inquiridos 2.012 indivíduos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas