MADEIRA Meteorologia

António Costa participa hoje em cimeira sobre educação nas Nações Unidas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Setembro 2022
8:51

O primeiro-ministro, António Costa, vai participar hoje numa cimeira sobre "Transformação da Educação", nas Nações Unidas, em Nova Iorque, na qual é esperado que chefes de Estado e de Governo apresentem declarações nacionais de compromisso.

António Costa chega hoje a Nova Iorque, onde ficará até quinta-feira, dia da sua intervenção no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A sua agenda para hoje inclui também reuniões bilaterais com os presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e da Argentina, Alberto Fernández.

A cimeira "Transformar a Educação" foi convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para fomentar a ação para mais igualdade, inclusão e qualidade educativas e combater as perdas de aprendizagem durante a pandemia de covid-19.

No arranque desta iniciativa, que começou na sexta-feira, o ministro da Educação, João Costa, disse à agência Lusa em Nova Iorque que Portugal tem estado "na linha da frente de algumas destas transformações" e quer "continuar na linha da frente".

Segundo fonte do executivo, o primeiro-ministro reafirmará o empenho de Portugal numa educação humanista, inclusiva, de qualidade para todos, em todas as fases da vida, e deverá lembrar que foi neste setor que Portugal concentrou o apoio que anunciou para a reconstrução da Ucrânia através da recuperação de escolas.

O encontro entre líderes mundiais nesta sessão da Assembleia Geral da ONU, a partir de terça-feira, é o primeiro desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, dando início a uma guerra que já leva quase sete meses.

A 77.ª sessão da Assembleia Geral da ONU tem como tema "Soluções por meio da solidariedade, sustentabilidade e ciência".

António Costa fará na quinta-feira a sua terceira intervenção no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 membros da ONU, em que participou em 2017 e em 2020 - nessa segunda vez não presencialmente, mas por videoconferência, devido à pandemia de covid-19.

Nesse dia, terá um encontro com o secretário-geral da ONU, António Guterres, nas Nações Unidas.

Na quarta-feira, estará numa reunião dos líderes do Painel de Alto Nível para uma Economia Oceânica Sustentável e na habitual receção oferecida pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aos participantes na Assembleia Geral da ONU.

Nesta deslocação às Nações Unidas, o primeiro-ministro estará acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.

Portugal, que lançou em 2016 a candidatura vencedora de António Guterres a secretário-geral da ONU, entretanto reconduzido no cargo em 2021 e com mandato até ao fim de 2026, é candidato a um lugar de membro não-permanente no Conselho de Segurança da ONU no biénio 2027-2028 - processo que foi anunciado em 2013 pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas e para o qual, no ano passado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu a confiança dos Estados-membros das Nações Unidas.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

HISTÓRIAS DA MINHA HISTÓRIA

22/05/2026 07:30

Após o meu último texto, publicado neste espaço, em que discorri sobre as várias significações que atribuímos ao número sete, não pude deixar de pensar...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que Portugal não devia participar na Eurovisão, em protesto pela presença de Israel?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas