MADEIRA Meteorologia

Venezuela: Filha de ativista colaboradora de Corina Machado exige informações sobre mãe detida

Data de publicação
28 Maio 2025
8:41

A filha da ativista Catalina Ramos, membro do partido Vente Venezuela (VV), presidido pela líder da oposição, María Corina Machado, exigiu informações sobre o paradeiro de mãe, que, segundo a formação política, foi detida em Caracas.

“Exigimos saber onde está a minha mãe, exigimos saber as razões da detenção, exigimos a libertação imediata porque é o justo”, disse a jovem, que se identificou como Daniela, numa gravação divulgada na rede social X, na terça-feira, pelo Comando con Vzla, equipa de campanha da principal força da oposição venezuelana.

A filha de Ramos descreveu a mãe, coordenadora nacional das Associações de Cidadãos do VV e antiga presidente da Associação de Antigos Alunos da Universidade Simón Bolívar, como uma “lutadora incansável” pelos direitos humanos.

Daniela afirmou que a ativista também tem nacionalidade espanhola. “Se tiverem informações, souberem do seu paradeiro ou puderem ajudar-me a difundir esta mensagem, por favor, façam-no. Todas as vozes contam”, acrescentou no vídeo.

Na segunda-feira, o Comité dos Direitos Humanos do VV denunciou a detenção de Catalina Ramos, que disse “ter sido raptada”.

O partido descreveu a colaboradora como “uma companheira incondicional, que tem sido um pilar fundamental na articulação e organização das equipas em todo o país”.

O ministro do Interior, Diosdado Cabello, anunciou na sexta-feira que o ex-deputado da oposição Juan Pablo Guanipa, um aliado próximo de Maria Corina Machado, foi detido numa operação destinada a desmantelar um alegado “grupo terrorista”, que teria um plano contra as eleições regionais e parlamentares que se realizam este domingo.

Cabello disse que mais de 70 pessoas, incluindo Guanipa e alguns estrangeiros, foram detidas.

A Amnistia Internacional (AI) alertou para um “aumento alarmante” das detenções de ativistas na Venezuela e apelou às autoridades para que libertem as pessoas que, segundo a organização de defesa dos direitos humanos, foram detidas arbitrariamente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas