MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: EUA e aliados reúnem-se na Alemanha para discutir apoio militar

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Agosto 2022
15:05

Os Estados Unidos e os seus aliados vão reunir-se em 08 de setembro, na Alemanha, para discutir o apoio militar à Ucrânia na guerra contra a Rússia, anunciou hoje o Comando da Força Aérea norte-americana na Europa.

A reunião decorrerá na base aérea norte-americana de Ramstein, no sudoeste da Alemanha, e terá como anfitrião o secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, segundo a mesma fonte.

Lloyd Austin "voltou a convidar ministros da Defesa e líderes militares de todo o mundo para discutir a atual crise na Ucrânia e uma variedade de questões de segurança que os aliados e parceiros dos EUA enfrentam", disse o comando, citado pela agência francesa AFP.

A mesma base acolheu, em abril, uma reunião de representantes de cerca de 40 países apoiantes da Ucrânia, que criaram um "grupo de contacto" sobre a defesa ucraniana.

Os países ocidentais têm fornecido armamento à Ucrânia para combater as forças russas que invadiram o país há pouco mais de seis meses, em 24 de fevereiro.

Segundo um comunicado divulgado pela Presidência ucraniana no domingo, o chefe de Estado, Volodymyr Zelensky, promoveu uma reunião com representantes do setor da defesa e segurança em que se discutiu as necessidades das forças armadas da Ucrânia.

Além das informações sobre os combates, os participantes "concentraram-se nas necessidades do exército ucraniano e na coordenação com os parceiros internacionais da Ucrânia a vários níveis", lê-se no documento.

Participaram na reunião, classificada no comunicado como "secreta", os chefes das forças armadas, serviços de informações, ministérios da Defesa e dos Assuntos Internos, serviço de segurança da Ucrânia e outras forças de defesa.

Zelensky disse recentemente que a Ucrânia pretende recuperar "todas as áreas sob ocupação russa", incluindo a península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

Décio Ferreira

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
5/07/2024 08:00

A amizade, essa aliança sagrada que se tece entre almas, é um dos tesouros mais preciosos da existência humana. Ela transcende o simples compartilhar de...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas