MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: secretário-geral da NATO pede aos EUA que “cooperem estreitamente” para pôr fim à guerra

Data de publicação
17 Fevereiro 2025
18:16

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, apelou hoje para que os Estados Unidos “cooperem estreitamente” com os aliados da Aliança Atlântica para pôr fim à guerra na Ucrânia.

O apelo de Rutte foi feito ao enviado especial do Presidente norte-americano, Donald Trump, para a Ucrânia, o general reformado Keith Kellogg, e surge numa altura em que os Estados Unidos se preparam para lançar negociações com a Rússia sem europeus e ucranianos.

“Temos muito a fazer e vamos cooperar estreitamente para alcançar o fim da guerra e uma segurança duradoura para todos nós”, disse o antigo primeiro-ministro holandês numa mensagem nas redes sociais após uma reunião com Kellogg em Bruxelas.

O enviado de Trump para a Ucrânia, que no fim de semana declarou que os parceiros europeus não teriam lugar à mesa das negociações com a Rússia para pôr fim à guerra na Ucrânia, participou hoje numa reunião do Conselho Atlântico, o órgão de decisão da aliança atlântica.

Nesta reunião, o secretário-geral da NATO sublinhou a importância de “uma resolução justa e duradoura” para o conflito na Ucrânia, de forma a “assegurar um futuro estável” no país.

Deixando de lado a controvérsia gerada na Conferência de Munique, Rutte aplaudiu a resposta dos aliados às exigências dos Estados Unidos para um maior envolvimento no domínio da defesa, refere a aliança em comunicado.

Rutte valorizou as “amplas consultas” em curso com a administração norte-americana e as reuniões realizadas à margem da Conferência de Segurança de Munique com o vice-presidente dos Estados Unido, JD Vance, com o secretário de Estado, Marco Rubio, e outros membros importantes da administração de Donald Trump.

O general norte-americano deveria reunir-se com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, no âmbito da sua visita hoje a Bruxelas.

No entanto, as duas reuniões foram adiadas para terça-feira, antes da cimeira de emergência convocada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, para cerrar fileiras entre as potências europeias com vista a uma abordagem comum para a paz na Ucrânia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas