MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Ministros das Finanças da UE reunidos para acertar posição antes de cimeira do G7

Data de publicação
03 Junho 2024
18:54

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) vão reunir-se na quarta-feira, por videoconferência, para um encontro extraordinário antes da cimeira do G7 centrando no apoio financiamento do apoio à Ucrânia face à invasão russa, foi hoje anunciado.

Fonte do fórum informal dos ministros das Finanças da moeda única, o Eurogrupo, indicou à Lusa que, na quarta-feira pelas 15:00 de Bruxelas (menos uma hora em Lisboa), se realiza então uma reunião extraordinária “em formato inclusivo”, isto é, com os países que não pertencem ao euro, cujo “tópico principal é o apoio à Ucrânia”.,

De acordo com a mesma fonte, a ideia será fazer “o balanço e o seguimento da reunião dos ministros das Finanças do G7”, que decorreu na cidade italiana Stresa em maio passado, com “o presidente do Eurogrupo e as instituições a informarem todos os ministros sobre a reunião e a presidência italiana comunicará as suas intenções e expectativas para a cimeira” do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, mais a UE).

“O objetivo é que todos estejam em sintonia sobre as discussões em Stresa”, referiu a mesma fonte, justificando a data escolhida, esta quarta-feira, com o facto de a próxima reunião do Eurogrupo só estar marcada para 20 de junho, já depois da cimeira do G7, que decorre entre 13 e 15 de junho em Apúlia, Itália.

Na reunião dos ministros das Finanças do G7, realizada em maio passado, a atual presidência italiana do grupo alertou para as dificuldades de chegar a uma base jurídica sólida para utilizar os ativos russos congelados no apoio à Ucrânia, esperando progressos antes da cimeira de junho.

A possibilidade de utilizar os lucros derivados dos ativos financeiros russos congelados para ajudar a Ucrânia foi a principal questão abordada na reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G7, que decorreu em Stresa, norte de Itália.

Outro dos temas abordado na reunião dos ministros da Finanças do G7 foi a proposta promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de um imposto mínimo de 15% sobre o rendimento das empresas multinacionais pela atividade que desenvolvem em cada país, dado o aproximar do prazo de junho para a implementação desta medida, que deverá voltar a ser discutida, além do apoio financeiro à Ucrânia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas