MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Kiev acusa Bielorrússia de concentrar tropas na fronteira

Data de publicação
25 Agosto 2024
20:50

A Ucrânia acusou hoje a vizinha Bielorrússia, um aliado próximo da Rússia, de concentrar um número significativo de tropas e armas na região de Gomel, perto da fronteira norte ucraniana, e avisou Minsk contra potenciais “atos hostis”.

“Advertimos os responsáveis bielorrussos para que não cometam erros trágicos para o seu país sob a pressão de Moscovo e instamos as forças armadas bielorrussas a evitarem atos hostis e a retirarem-se da fronteira ucraniana a uma distância superior ao alcance dos seus sistemas de armamento”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano, num comunicado.

Segundo Minsk, esta concentração de operacionais e recursos militares está a acontecer no âmbito de manobras militares.

A diplomacia de Kiev também indicou ter sido registada a presença de mercenários do grupo russo Wagner, sublinhando que as alegadas manobras bielorrussas perto da central nuclear de Chernobyl põem em risco a segurança nacional da Ucrânia e a segurança global.

Se as forças de Minsk violarem as fronteiras do Estado ucraniano, serão tomadas “todas as medidas necessárias para exercer o direito à autodefesa garantido pela Carta das Nações Unidas”, pelo que serão alvos legítimos todas as concentrações de tropas, instalações militares e rotas de abastecimento dentro da Bielorrússia, advertiu o ministério no mesmo comunicado.

Na quinta-feira, os guardas fronteiriços ucranianos declaravam que a situação na fronteira com a Bielorrússia permanecia estável e que não tinham sido detetadas quaisquer alterações ou irregularidades.

Há uma semana, o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, anunciou que um terço do exército do seu país seria enviado para a fronteira de mil quilómetros com a Ucrânia, em resposta ao reforço das tropas de Kiev estacionadas na fronteira entre os dois países.

PL // SCA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas