MADEIRA Meteorologia

Síria: Primeiro-ministro do Qatar pede retirada imediata das tropas israelitas do país

Data de publicação
16 Janeiro 2025
16:03

O primeiro-ministro do Qatar pediu hoje em Damasco que Israel se retire de imediato da zona tampão com a Síria, que ocupou após a queda do regime de Bashar al-Assad, em 08 de dezembro.

“A tomada da zona tampão pela ocupação israelita é um acto irracional”, declarou o xeque Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, em conferência de imprensa conjunta com o novo líder da Síria, Ahmad al-Charaa, apelando à “retirada imediata” das tropas israelitas.

Em Damasco, o primeiro-ministro do Qatar prometeu hoje ao novo líder da Síria apoio para restabelecer a eletricidade e o apoio técnico necessário para revitalizar as infraestruturas do país.

O Qatar é também um dos três países mediadores das negociações de um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o grupo islamita palestiniano Hamas, que doha anunciou ter sido alcançado esta quarta-feira.

Desde 08 de dezembro, a Síria vive um novo ciclo histórico, após os rebeldes, liderados pela Organização para a Libertação do Levante (Hayat Tahrir Al-Sham HTS) e por al-Charaa, terem expulsado o regime de Bashar al-Assad e assumido o poder.

Israel aproveitou a fase de transição em Damasco para usar as posições que já mantinha nos Montes Golã e ultrapassar a linha desmilitarizada entre os dois países, criada em 1974, e ocupar o lado sírio do Monte Hermon já nas proximidades da capital.

Telavive alega que não tem intenções territoriais na Síria e que as suas ações se destinam a prevenir que as armas do anterior regime caiam nas mãos de indivíduos ou grupos que possam ameaçar a segurança israelita.

Al-Charaa tem reiterado por seu lado que não procura um conflito com Israel.

O sul da Síria é uma região explosiva na confluência dos Montes Golã ocupados por Israel e do Líbano, onde as forças israelitas travaram uma guerra durante mais de um ano contra o grupo xiita libanês Hezbollah, aliado de Assad e do Irão, suspensa por um frágil acordo de cessar-fogo.

Entretanto no norte do país, desde a queda do regime do Presidente sírio, os grupos armados curdos, que recebem apoio dos Estados Unidos devido à sua luta contra o Estado Islâmico, têm combatido contra as milícias apoiadas pela Turquia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas