MADEIRA Meteorologia

Presidente do Supremo Tribunal do Bangladesh aceita demitir-se

Data de publicação
10 Agosto 2024
9:51

O presidente do Supremo Tribunal do Bangladesh disse hoje que aceitou demitir-se “em princípio”, depois de ter recebido um ultimato de manifestantes, informou o canal de televisão do Bangladesh Jamuna TV.

Obaidul Hassan, nomeado para presidir ao Supremo Tribunal em 2023 e considerado um leal da ex-primeira-ministra deposta Sheikh Hasina, foi intimado a demitir-se por manifestantes que se reuniram em frente ao edifício da mais alta autoridade judicial do país, em Daca.

O Supremo Tribunal do Bangladesh validou hoje o Governo provisório de Muhammad Yunus, que tomou posse esta semana após a queda do Governo de Sheikh Hasina, depois de semanas de protestos e repressão que deixaram pelo menos 400 mortos.

A confirmação judicial do Governo provisório, composto pelo Prémio Nobel Muhammad Yunus e mais de uma dúzia de conselheiros da sociedade civil, ocorre pouco depois de o filho da antiga dirigente, conhecida como a “dama de ferro” do Bangladesh, ter afirmado que Hasina não se demitiu formalmente.

O dia 5 marcou o culminar de semanas de protestos, que começaram como um movimento estudantil contra um sistema de quotas para empregos públicos considerado discriminatório.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas