MADEIRA Meteorologia

Médio Oriente: Turquia admite que Presidente sírio esteja fora do país

Data de publicação
08 Dezembro 2024
12:12

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, admitiu hoje que o Presidente sírio, Bashar al-Assad, está provavelmente fora do país, depois de os rebeldes islâmicos terem anunciado a sua fuga.

Assad “está provavelmente fora da Síria”, indicou Fidan no Fórum de Doha, uma conferência internacional a decorrer no Qatar, respondendo a uma questão sobre o paradeiro do líder sírio e se a sua vida estaria em perigo.

“Não tenho a certeza. Não posso comentar sobre isso. Penso que ele está fora da Síria”, respondeu Fidan.

O turco salientou ainda que nos últimos dias não houve qualquer comunicação entre Damasco e Ancara, uma vez que, apesar dos esforços turcos para alertar o regime para a sua fraqueza, “não houve resposta”.

O chefe da diplomacia turca referiu que o seu país esteve em contacto com rebeldes na Síria para garantir que o grupo Estado Islâmico e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) não aproveitam a queda do regime de Damasco para alargar a sua influência.

“Devemos estar vigilantes durante este período de transição. Estamos a comunicar com os grupos para garantir que as organizações terroristas, particularmente o ‘Daesh’ (sigla em árabe para o Estado Islâmico) e o PKK não se aproveitem da situação”, informou.

Hakan Fidan congratulou-se por o Governo sírio ter entrado em colapso com a entrada de rebeldes islâmicos em Damasco, expulsando o presidente Bashar al-Assad e encerrando cinco décadas de governo do Partido Baath.

“É claro que isto não aconteceu da noite para o dia. O país está em crise há 13 anos”, acrescentou.

A Turquia abriga uma grande comunidade de refugiados sírios, estimando-se que, só em Istambul, residam mais de meio milhão.

Hoje de manhã, mal se conheceram as notícias da queda do regime de al-Assad, centenas de sírios reuniram-se na grande mesquita no distrito de Fatih, em Istambul, um dos epicentros da comunidade síria, felizes por se “livrarem de Assad”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas